CPI da Covid

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 27 de abril de 2021

Não é incompetência, projeto do governo foi deixar as pessoas se infectarem, diz ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha

Ouça o áudio:

Alexandre Padilha, quando Secretário Municipal da Saúde de São Paulo, durante Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, em 18 de abril de 2016 - Fábio Arantes/ SECOM

Depois de várias tentativas do governo Jair Bolsonaro (sem partido), de interferir na instalação da CPI da Covid, a comissão foi instalada no início da tarde desta terça-feira (27). Em discurso de abertura, o relator da CPI, senador Renan Calheiros, afirmou que "há responsáveis, há culpados, por ação, omissão, desídia ou incompetência, e eles serão responsabilizados".

Em entrevista ao Jornal Brasil Atual Edição da Tarde, o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) falou sobre a importância da instalação da comissão: "Eu faço parte da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, e desde o ano passado estamos tentando descobrir, porque tem milhões de testes de covid-19 parados, armazenados num galpão [do Ministério da Saúde]. A gente convocou o ministério, o ministério vai lá e dá informações (inclusive bota a culpa na gestão do Mandetta), só que a gente não tem instrumentos pra: cobrar os contratos, convocar técnicos do ministério, empresários, quem fez a compra, investigar a fundo a situação". 

O deputado considera que os problemas na gestão da pandemia do governo Bolsonaro não se reduzem a erros ou omissões: "Na minha opinião, por trás daquilo que pode parecer uma incompetência, uma lentidão por parte do governo, tem duas coisas: de um lado um projeto de colocar a população brasileira no risco da morte, deixando as pessoas se infectarem (porque eles acharam que a pandemia seria controlada com todo mundo se infectando), e do outro muito interesse financeiro por trás". 

Questionado sobre a recomendação da Anvisa para que o Brasil não importe a vacina contra a covid-19 Sputnik V, Padilha também atribui o problema ao governo federal. “A culpa é de Bolsonaro e de sua política externa preconceituosa, que deixam a Anvisa sem informações e o povo sem a vacina. Hoje cedo, em reunião da comissão externa de acompanhamento da covid-19, técnicos da Anvisa disseram que não estão descartando a vacina Sputnik V, mas que precisam de mais informações para analisar e dar a decisão final”, disse o deputado. 

 “Em julho do ano passado o Fundo Russo [de Investimento Direto], veio ao Brasil, ofereceu fazer uma parceria com o governo brasileiro, ofereceu até o total de 200 milhões de doses naquele momento, fazendo inclusive parceria de produção, transferindo tecnologia pro Brasil, e até hoje não foi montada essa parceria da Anvisa com a agência russa, não teve uma relação direta do presidente da República com o presidente da Rússia, do ministro da Saúde do Brasil com o da Rússia", criticou Padilha. 

Confira a entrevista na íntegra com o deputado federal Alexandre Padilha, a partir do minuto 23 do jornal. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

 

Edição: Mauro Ramos