JÁ ESTÁ NO AR

Voto impresso, "fundão" e "centrão" são destaques na estreia do podcast "Três por Quatro"

Novo programa semanal do Brasil de Fato traz análises semanais sob a ótica da política, da economia e do direito

Ouça o áudio:

Na nova produção do Brasil de Fato, o ouvinte vai acompanhar reflexões sobre temas do universo político que receberam destaque durante a semana, em diálogos leves e bem-humorados - Ilustração Brasil de Fato.
Atração vai ao ar todas as sextas-feiras e já está disponível nas principais plataformas streaming

Os desafios do sistema eleitoral brasileiro e a aproximação de Jair Bolsonaro (sem partido) com os partidos do chamado “centrão” são os destaques da estreia do novo podcast do Brasil de Fato, o Três por Quatro - Um Retrato do Brasil.

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras e já está disponível nas principais plataformas de podcasts.

No time do Três por Quatro estão o ex-ministro José Dirceu, a jurista Carol Proner e a economista Juliane Furno, debatendo os fatos mais relevantes da política nacional e internacional pela perspectiva dos setores populares. A apresentação é do jornalista Igor Felippe. 

Assuntos da semana 

No episódio de estreia, Carol Proner avaliou que o objetivo do governo federal ao propor a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do voto impresso é desestabilizar o sistema eleitoral brasileiro.

::Desconstruindo mentiras: urna eletrônica é auditável e mais segura que voto impresso::

“A PEC viola uma cláusula pétrea que tende a abolir o voto direto, secreto e universal e periódico, desacredita as eleições, desestabiliza o sistema político e pode criar uma situação de sucessivas recontagens que trarão sem dúvida alguma instabilidade política ao país”, afirmou a jurista. 

A polêmica aprovação do Fundo Eleitoral de R$ 5,7 bilhões pela Câmara também entrou na pauta do Três por Quatro. O valor alto pode até causar espanto, mas Dirceu lembrou que o financiamento público de campanha é crucial para barrar a influência do poder econômico no pleito. 

“Não sou contra o fundão, que é uma conquista democrática e uma necessidade desse momento histórico, mas devemos pôr o pé atrás e buscar cada vez mais o autofinanciamento dos partidos”, pondera Dirceu, para quem a independência financeira das organizações ligadas à classe trabalhadora é fundamental. 

::STF pede explicações em até 10 dias a Lira e Pacheco sobre Fundão Eleitoral de R$ 5,7 bilhões::

Outro tema que ganhou manchetes ao longo da semana foi a nomeação para a Casa Civil do senador Ciro Nogueira (PP-PI), líder do “centrão”. Certos analistas veem a manobra como uma mudança de rumos na política de Bolsonaro, mas Juliane Furno interpreta que não é bem assim. 

“Eu não acho que seja um deslocamento, mas sim que e essa é a própria natureza da correlação de forças e da base de sustentação política do bolsonarismo, que no campo econômico tem bastante apoio desse setor da direita mais liberal, a despeito das possibilidades de ruptura democrática e da sua forma autoritária da condução da política”.

Participe  

O Três por Quatro - Retrato do Brasil conta com a participação das e dos ouvintes. Basta escrever para a produção do programa utilizando a hashtag #3x4podcast pelo Facebook, Twitter e Instagram. Vale mandar sugestões, perguntas e até indicações de livros, filmes e séries. Quem quiser também pode enviar áudios via WhatsApp pelo (11) 945943576.

Edição: Vinícius Segalla