Rio Grande do Sul

CULTURA INDÍGENA

Lançamento do livro “Ave, Tekohá” acontece no dia 5, com abertura de mostra de arte indígena

Livro de Cleonice Bourscheid e Aristóteles Bourscheid é inspirado na Cosmologia Mbyá Guarani

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Lançamento ocorre na terça-feira (5), às 16h, no Theatro São Pedro e prossegue até o final da Feira do Livro de Porto Alegre - Reprodução

O livro "Ave, Tekohá" está em finalização e será lançado na próxima terça-feira (5), em evento no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. O projeto é inspirado na Cosmologia Guarani e é desenvolvido pela escritora Cleonice Bourscheid, o fotógrafo Aristóteles Bourscheid e o editor Alfredo Aquino.

No mesmo dia e local, a partir das 16h, será aberta a exposição de fotografias, poemas e arte Guarani, com visitação gratuita e aberta para escolas. A exposição ficará aberta à visitação durante o mês de outubro na Sala de Exposições do Teatro e prosseguirá até o final da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre.

A escritora Cleonice explica que a ideia deste livro nasceu por sugestão do editor Alfredo Aquino, quando o apresentou ao Grupo Amar Genuíno, criado pela pesquisadora e educadora das infâncias, Ana Felícia Guedes Trindade.

"O propósito do grupo é apoiar e dar visibilidade à Tekoa dos Mbya Guarani da Pindó Poty, do Lami, por meio de ações comprometidas socialmente, como a divulgação e escoamento da produção do artesanato, fonte de seu sustento, difícil de circular em tempos de pandemia", observa.

Parte da renda da comercialização do livro será revertida para a Tekoá dos Mbyá Guarani da Pindó Poty, do Lami, Zona Sul de Porto Alegre. Informações pelo e-mail [email protected] e Whatsapp (51) 99361-8742.

Sobre os autores

Cleonice é poeta, professora, tradutora e produtora cultural. É autora dos livros de poemas "Passa, Passa, Passarinho", "Ave, Pássaro", "Comadre, Corujinha e Compadre Gavião", "Ave, flor", "Piquenique no jardim", "Vovô, Vicente e o Vento".

Tem contos e poemas publicados no Brasil, Uruguai, Itália, Portugal e Suíça. Durante a pandemia iniciou uma pesquisa sobre o povo Guarani, que resultou no Projeto Guarani, livro de poemas e fotos inspirado na Cosmologia Guarani "Ave, Tekohá! A criação do mundo segundo o povo Guarani".

Aristóteles é engenheiro civil formado pela UFRGS e diretor presidente da Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente S.A. Em 2014 recebeu a láurea Engenheiro do Ano outorgada pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul por sua destacada atuação na área privada.

Apaixonado pelas artes em geral e pela música em particular, é membro do Conselho da OSPA, desde 2012. Fotógrafo por opção, coleciona em seus registros grandes obras de engenharia brasileira, como o içamento da ponte Rio-Niterói, fundações do viaduto, entre outras.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira