Funcionalidade

Apenas bonitinhas? Conheça iniciativas que elevam a condição das joaninhas na natureza

Além de serem incluídas em planos pedagógicos, as joaninhas fazem partes de ações governamentais para o meio ambiente

Ouça o áudio:

A joaninha é importante para o equilíbrio da natureza - TV Brasil

A beleza e a fofura não são as únicas qualidades da joaninha. Esse inseto pequenininho é muito eficiente no equilíbrio natural contra as pragas que afetam áreas verdes e plantações.

Considerada uma ajudante preciosa dos jardineiros e agricultores, a joaninha tem uma função importante nos ciclos da natureza.

"É um inseto voraz que se alimenta de outros organismos. Então, tem um papel ecológico de fazer essa regulação de outros insetos para se alimentar e se desenvolver, e aí por isso, ela tem esse papel também que a gente chama de controle biológico que pode ajudar a limpar as plantas, deixar um cultivo mais limpo de forma natural”, explica Dany Amaral, diretor de Gestão Ambiental da Prefeitura de Belo Horizonte.

Ouça também: Radinho BdF: por que as abelhas são tão importantes para a vida humana?

Diante de tamanha importância, a secretaria de Meio Ambiente de Belo horizonte, em Minas Gerais, criou a primeira biofábrica de joaninhas do Brasil e já distribuiu mais de 8 mil kits para agricultores.

"A gente coleta as joaninhas em campo, então nós temos joaninhas na cidade, que estão nos espaços nas áreas verdes do município, a gente traz para dentro do laboratório e coloca elas em caixa, elas vão reproduzindo, assim que vai tendo os ovos a gente separa os ovos, separa as larvas, deixa as larvas se desenvolverem e depois vamos ter novos adultos. Vamos mantendo esse ciclo. Parte dessa produção nós liberamos, entregamos para pessoas para elas fazerem o controle em casa também”, destaca o gestor ambiental. 

Conheça também: 'Piolho-de-cobra' pode ser aliado da agroecologia: conheça a técnica da gongocompostagem

O olhar pedagógico para as joaninhas 

Se é de pequeno que se aprende, em Piracicaba, interior de São Paulo, as crianças de escolas municipais já conhecem o ciclo de vida das joaninhas e entendem o seu papel ecológico, graças ao projeto Joaninhas em Ação, criado pelas pesquisadoras Gelsa Presuto, Tatiana Lopes e Rosebeli Nunes.

“O projeto iniciou nesta escola-piloto e, então, criamos uma estrutura para poder desenvolvê-lo. Tínhamos as atividades com as joaninhas em si, a criação da joaninha e fizemos a parte lúdica do projeto que trabalha a parte pedagógica e também o lúdico, trabalhando jogos, criamos jogos e juntos com as crianças foi criada uma maleta e essa maleta foi itinerante. Isso fascinou demais, encantou tanto as crianças quanto às famílias e os professores. O projeto ganhou, cresceu como uma árvore, e cada vez mais foi trazendo outras coisas. Começamos a desenvolver outras oficinas a partir dessa. Com as oficinas, eles foram trazendo cada vez mais novos temas e a gente pode variar isso, pode ampliar isso, trabalhar mais e mais questões relacionadas ao ensino de ciências", ressalta Gelsa.


A joaninha é importante nos ciclos da natureza / TV Brasil

Entender e respeitar o papel de cada ser vivo é essencial para o equilíbrio da natureza, e fundamental para a agroecologia.

"Então é importante respeitá-los, elas [joaninhas] fazem parte dali, não adianta a gente falar que quer dizimar, tirar todos os insetos da área. Quanto mais organismo tiver, mais aquele equilíbrio dinâmico, ele vai conseguir se estabelecer dentro da áreas”, destaca Dany. 

Ouça ainda: Muvuca: conheça a técnica de plantio que germina saberes e biodiversidade

Para Gelsa, essa interação das joaninhas pode ser vista para além de aspectos da biodiversidade. 

“Os insetos têm uma importância social, econômica, dentro da nossa história como humanidade fazem parte do nosso imaginário. Quando a gente respeita, a gente aprende a respeitar o pequeno ser, que são esses pequenos insetos, a gente vai também desenvolvendo esse encanto e aprendendo a respeitar a natureza de uma forma geral. Defendemos muito isso e conseguimos provar que quando houve essa intervenção dentro de uma escola e dentro de várias escolas esse comportamento de quem estava ali também mudou”, defende. 

Edição: Daniel Lamir