Rio Grande do Sul

Pandemia no RS

Estado registra leve queda de número de pessoas contaminadas e aumento de óbitos

Internações seguem em alta, tanto nas UTIs quanto em leitos clínicos; leitos pediátricos também registram alta

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Hospitais já sentem o aumento no número de internados com a alta de casos no estado
Hospitais já sentem o aumento no número de internados com a alta de casos no estado - Alain Jocard / AFP

O mês de junho iniciou mantendo o aumento de internações por covid-19 em leitos de UTIs e clínicos registrado em maio em todo estado. Assim como aumento das internações de crianças. Essa piora fez com que o governo do estado, pela terceira semana consecutiva, emitisse Avisos para todo território gaúcho.

A Secretaria Estadual da Saúde não registrou óbitos nesta sexta-feira (3). A falta de registro se deve a uma instabilidade do sistema de notificação, que aconteceu também na quinta-feira (2) e no sábado (28). Nos últimos sete dias, foram registradas 76 mortes, uma média diária de 11 óbitos. Na semana passada, foram registradas 63 mortes pela doença. Desde o início da pandemia, a covid-19 já vitimou 39.565 pessoas no estado.

Com 5.276 contaminações registradas hoje, os últimos sete dias somam 32.411 novos casos conhecidos da doença no estado, uma média de 4.630 casos por dia. Na semana passada, foram contabilizados 35,1 mil novos casos em todo o estado e na retrasada 14,1 mil. Desde o início da pandemia, foram confirmadas 2.251.793 infecções por covid-19 em todo o estado.

:: Covid-19 chega a 60% dos casos de Síndrome Respiratória Grave ::

O RS segue como o quinto estado do país em número de vítimas fatais e o quarto com maior número de casos confirmados da doença, conforme dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Internações em alta e UTIs lotadas

A ocupação dos leitos de UTI adultos em todo o RS está em alta, chegando a 72,8% nesta sexta-feira. Os hospitais privados são os mais preocupantes, já que a ocupação marca 87,4%, enquanto no SUS a ocupação está em 67,4%. 

Também segue a tendência de alta no número de pessoas sob cuidados intensivos com diagnóstico positivo para a doença, chegando a 166 pacientes nesta sexta-feira. Na sexta da semana passada haviam 131 pessoas com covid-19 em UTIs e na retrasada 115.

:: O que a covid-19 expôs sobre os sistemas privados de saúde ::

As internações de pacientes com covid-19 em leitos clínicos em todo o estado também mantêm a curva ascendente. Hoje estão internados 587 pacientes com a doença confirmada, enquanto na sexta-feira passada eram 556 e na retrasada 400.

Quanto às internações pediátricas, encontram-se em UTIs nesta sexta-feira dez crianças, na semana passada eram oito e na retrasada dez. Já em leitos clínicos, estão internadas hoje 31 crianças, enquanto na sexta passada eram 27 e na retrasada 24.

Governo emite Aviso para todo estado pela 3ª semana consecutiva

A piora nos indicadores de covid-19 levou o governo estadual a emitir Avisos para as 21 regiões Covid, nesta quarta-feira (1º), pela terceira semana executiva. De acordo com o monitoramento feito pelas equipes do GT Saúde, o aumento de casos de covid-19 ocasionou elevação no número de internados em leitos clínicos, entre suspeitos e confirmados – de 341 em 9 de maio para 737 em 31 de maio, ou seja, mais que duplicando em três semanas. 

O Executivo estadual diagnosticou que o contágio acelerado também já traz reflexos ao número de óbitos causados pela doença. No início de maio, a média móvel de óbitos diários no RS era quatro. Na última semana deste mês, a média móvel diária subiu para oito.

“Estamos diante de um momento em que várias doenças, não só a covid-19, estão circulando, contaminando e causando superlotação de emergências e urgências, e um número alto de casos envolvendo crianças e de idosos”, alertou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Além da imunização, o governo do estado reforça a importância do uso da máscara como prevenção contra a covid-19. Embora não seja mais obrigatória, o uso segue recomendado em casos específicos, como em hospitais, serviços de saúde e farmácias (mesmo que em ambientes externos), no transporte público e em situações de aglomeração, especialmente por pessoas com saúde debilitada ou que pertençam a grupos de risco. O uso da máscara também se faz indispensável quando da apresentação de sintomas respiratórios, especialmente em ambientes fechados.

Vacinômetro

O RS registrou, até esta sexta-feira, 87,6% da população residente com pelo menos uma dose, enquanto 80,5% está com o quadro vacinal primário. Porém somente 54,2% está com o quadro vacinal completo.

:: É possível tomar a quarta dose da vacina contra covid? ::

Com relação à população vacinável, que passou a incorporar também as crianças maiores de cinco anos, 93,4% recebeu pelo menos uma dose, 85,8% está com o quadro vacinal primário e 57,7% está com o quadro vacinal completo.

Ao se observar apenas o público infantil, de cinco a onze anos, verifica-se que 65% recebeu a primeira dose e 39,4% está com o quadro vacinal completo.

Na quarta-feira (1º), o GT Saúde divulgou uma planilha com os dados das vacinas atrasadas por região. Taquara e Novo Hamburgo se destacam com os maiores atrasos tanto na segunda dose quanto na dose de reforço.

A região de Taquara apresenta 9,9% de atraso na segunda dose e 45,1% na dose de reforço, enquanto Novo Hamburgo tem atraso maior na segunda dose, de 10,3%, e 41,5% na dose de reforço.


Planilha vacinação em atraso / Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

O RS recebeu, até o momento, 27.249.886 doses de vacina contra a covid-19, tendo distribuído 26.567.733 aos municípios. Destas, 9.685.886 foram usadas para primeira dose, 8.874.487 para segunda dose, 5.159.852 para dose de reforço (D3), 457.173 para dose de reforço (D4), 205.596 para dose adicional e 319.879 para dose única. Foram aplicadas 93% das doses. Há em atraso 715.436 da 2ª dose e 2.793.495 da doses de reforço.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira