Ouça e Assista

Tempero da Notícia: Bolsonaro pode ser investigado no STF por suposta interferência na PF

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos

A prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, envolvido em um escândalo de desvio de verbas na pasta, é tratada como preocupante para a campanha à reeleição de Jair Bolsonaro (PL). Quando surgiram as notícias sobre o esquema que envolvia pastores evangélicos indicados para Ribeiro pelo próprio presidente da República, e que determinavam quais obras deveriam receber recursos do governo federal, Bolsonaro chegou a dizer que colocaria a "cara no fogo" pelo então ministro.

O ex-ministro foi solto da carceragem da Polícia Federal em São Paulo, por decisão do desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Um dia antes, na quarta-feira (22), chegou à imprensa uma carta em que o delegado da PF responsável pela operação, Bruno Calandrini, cita possíveis interferências que impediram a transferência de Ribeiro, de São Paulo para Brasília.

::O que se sabe sobre a “organização criminosa” no MEC, segundo o Ministério Público Federal::

Na sexta-feira (24), o Ministério Público Federal enviou ao STF um pedido de investigação para averiguar a "constatação do envolvimento de autoridades com prerrogativa de foro, inclusive a Presidência da República” na Polícia Federal, no caso do ex-ministro.

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia desta semana, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

Assista ao Tempero da Notícia:

Eleições

Na corrida eleitoral, o ex-presidente Lula (PT) manteve a dianteira contra Bolsonaro, na pesquisa realizada pelo Datafolha nesta semana. O instituto revela que Lula tem 53% dos votos válidos, contra 32% de Bolsonaro e 10% de Ciro Gomes (PDT). Este cenário garantiria ao petista uma vitória em primeiro turno.

::Datafolha: Lula lidera entre mais pobres e desempregados; Bolsonaro, entre ricos e empresários::

Conservadorismo

A campanha das eleições para esse ano deverão ser marcadas por um forte tom conservador. Os indicadores podem ser coletados a partir da própria pesquisa eleitoral, que revela Bolsonaro com expressiva votação, ainda que escândalos de corrupção, crimes bárbaros e uma crise econômica duradoura sejam pautas diárias dos noticiários, sempre relacionadas à atuação do governo federal.

Outro elemento é a maneira como parte da população tem aderido a pautas da base bolsonarista. Nesta semana, uma juíza de Santa Catarina, Joana Ribeiro Zimmer, impediu uma menina de 11 anos, que foi vítima de estupro, de ter acesso ao aborto legal - medida garantida em casos como esse.

::Criança de 11 anos que foi estuprada consegue realizar aborto legal em Santa Catarina::

E no interior de São Paulo, na cidade de Registro, o procurador Demétrius Oliveira de Macedo foi preso (mas já está em liberdade) por tentativa de homicídio e feminicídio de Gabriela Samadello Monteiro de Barros, 39, procuradora-geral e chefe de Macedo. Ele a agrediu com uma série de socos por uma advertência que alertava para seu comportamento com os demais funcionários. 

Cafezinho

O Cafezinho desta semana vai para Gustavo Petro e Francía Marquez, eleitos presidente e vice-presidenta da Colômbia. Esta é a primeira vez que o país terá uma liderança progressista.

Petro, que já foi prefeito da capital Bogotá, tem uma história ligada a movimentos de esquerda e pautou mudanças profundas no país durante a campanha e em um belo discurso da vitória. Já Marquez é ativista ambiental e quilombola. Durante a campanha, pautou diversos temas importantes como o racismo e práticas de "bem viver", que darão o tom do novo governo colombiano. 

LEIA MAIS: 

Onde assistir

O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes