Paraíba

Coluna

‘Vamos destruir essa máquina de contar mentiras’, disse Lula aos comunicadores sobre Bolsonaro

Imagem de perfil do Colunistaesd
Reprodução - Foto: Reprodução
“Ele faz parte de uma corrente mundial da extrema direita, com uma forte estrutura de fake news"

Por Fernando Patriota*

Na útima terça-feira (18/10), participei do Encontro dos Comunicadores e Comunicadoras com Lula. Mais de 18.000 profissionais do ramo estavam na conferência virtual, além de políticos e influenciadores digitais, como a presidente nacional do PT e deputada federal Gleise Hoffman, a senadora Simone Tebet (MBD), o deputado federal mais bem votado de São Paulo, Guilherme Boulos, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, a jornalista, escritora e política brasileira Manuela d’Ávila (PCdoB) e o deputado federal André Janones (Avante). 

Por mais uma hora, foram traçadas estratégias de comunicação, principalmente, para serem usadas nas redes sociais, com foco na vitória no segundo turno das eleições presidenciais, que acontece no próximo dia domingo (30).

Em sua fala, Lula, que teve no primeiro turno mais de 57,2 milhões de votos (48,4%), abrindo uma diferença de 6,2 milhões de votos em relação a seu adversário, disse que “Bolsonaro faz parte de uma corrente mundial da extrema direita, com uma forte estrutura de fake news. Vamos destruir essa máquina de contar mentiras e precisamos muitos de vocês, comunicadores e comunicadoras, para isso”, destacou Lula. O ex-presidente e líder em todas as pesquisas para vencer as eleições, ainda fez um convite à Simone Tebet.  “A senhora vai receber minha agenda e vamos viajar pelo Brasil”, adiantou Lula.

Tebet, terceira colocada no primeiro turno, com quase cinco milhões de votos, disse que está à disposição da Coordenação de Campanha de Lula e que vai subir no palanque do ex-presidente. “Estamos do lado da democracia e não podemos ter medo de enfrentar nosso adversário. Não é hora para omissão. Disse isso logo que saiu o resultado do primeiro turno. Tenho minhas diferenças com Lula, mas o fato é que o Brasil não suporta mais Bolsonaro. Voto em Lula e estamos juntos até a vitória. Não entendo como ainda têm eleitores indecisos”, comentou Tebete.

Já Carlos Lupi afirmou que um dos pontos mais fracos do governo Bolsonaro está relacionado à forma como ele administrou a pandemia da Covid-19. “Ele zombou de doentes, disse que não era coveiro e mandou os especialistas comprarem vacina na casa da mãe. Quando falo isso para o eleitor do atual presidente, percebo a derrota em seu olhar. Esse caminho deve ser explorado, durante os próximos dias”, destacou o presidente do PDT.

O Encontro dos Comunicadores e Comunicadoras com Lula foi organizado pelo coordenador de Comunicação da Campanha, o prefeito de Araraquara/SP, Edinho Silva.  A conferência reuniu comunicadores das dez legendas que integram a coligação de Lula, além de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, sindicatos e rádios comunitárias. Conselheiro da campanha petista nas redes sociais, o deputado federal André Janones sugeriu aos presentes que reforcem o compartilhamento nas redes sociais dos vídeos de campanha produzidos pelo PT.




 

Edição: Cida Alves