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O fascismo opera em tempo histórico alargado, não é apenas um dado circunstancial

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"A ameaça crescente de Bolsonaro às eleições mostra o quanto o voto pode ser descartável no projeto de poder fascista." - Douglas Magno / AFP
A cultura política antifascista pressupõe a participação popular ativa e o engajamento coletivo

A vitória de Lula nas eleições presidenciais é comemorada no Brasil, na América Latina, e por diversos governos e organizações internacionais pelo que pode representar como freio de contenção do avanço aos ataque à democracia brasileira que o fascismo vem promovendo em anos recentes.

Todavia, o legado que o bolsonarismo deixa na política brasileira, com governadores, senadores e deputados eleitos nos parlamentos estaduais e federais, com a transformação de estruturas de Estado como parte das forças de segurança em aparelhos subservientes às manobras milicianas, entre outros tantos fatores, será de maior duração que a atuação do presidente derrotado nas urnas. Algumas instituições, se não foram de todo destruídas, tiveram seus sentidos invertidos pelo bolsonarismo: gestores da Secretaria Nacional de Cultura (ex-MinC) fazem apologia às armas, com direito até à flerte com discurso nazista, a Fundação Palmares combate o discurso antirracista, órgãos de fiscalização ambiental são depauperados e impedidos de cumprir suas missões.

Em anos recentes, muitos resistiram à interpretação que o deslocamento da centro-direita para a extrema-direita significava um fenômeno de reascenso do fascismo no Brasil. Todavia, a evocação direta de lemas fascistas como palavras de ordem de Bolsonaro, as motociatas à la Mussolini, a retórica do nós contra eles (o comunismo, os defensores dos direitos humanos, as mulheres, a comunidade LGBTQIA+, os povos indígenas, o MST...), o sequestro da bandeira brasileira como um símbolo ideológico, a disposição ultra-liberal na economia, o ataque sistemático ao judiciário e a mídia brasileira, foram evidenciando o alinhamento programático de Bolsonaro com a onda neofascista que também governa países importantes da Europa, como Itália e Hungria.

O fascismo opera em tempo histórico alargado, não é apenas um dado circunstancial.

Sua ação é corrosiva nas estruturas democráticas, asfixia as formas de diálogo coletivo, no lugar delas impõe a cultura da denúncia, anônima ou direta, a cultura da desconfiança no lugar do fortalecimento dos elos. Um dos exemplos mais evidentes acontece na esfera da educação, que desde os ataques do “Escola sem partido” e da crescente militarização da gestão de escolas públicas, sofrem monitoramentos, exposição acusatória em redes sociais e não encontram estímulos para práticas de gestão democrática, coletiva e popular. Quando coagida, a democracia deixa de ser ensinada como conceito, como método, como práxis. Sem essa transmissão de experiência, as novas gerações, inseridas em um mundo do trabalho cada vez mais precário, se tornam reféns do discurso de ódio e das promessas de líderes redentores, que fundamentam seus discursos na retórica belicista, e em valores patriarcais, racistas e homofóbicos.

Entranhado no tecido social brasileiro, o problema maior é a naturalização do fascismo como um dado natural de nossa cultura política. O fascismo utiliza as urnas como meio tático de ampliação de suas estruturas, porém, não tem a democracia como fim: a ameaça crescente de Bolsonaro às eleições mostra o quanto o voto pode ser descartável no projeto de poder fascista.

A oportunidade que o governo Lula nos fornece para combater o fascismo exige um olhar em retrospecto para avaliarmos antes as causas do problema, e na sequência, as providências que devemos tomar, enquanto sociedade, para combater e diminuir o espraiamento do fascismo pelas instituições brasileiras e por corações e mentes da população.

A vitória de Lula não terá o poder, em curto prazo, de fazer o fascismo recrudescer, como dizia Florestan Fernandes, para a tecnocracia do Estado. Ele permanecerá entre nós, insuflado muitas vezes por empresários golpistas, pela mídia liberal que se alinha ao discurso fascista quando convém para o combate das pautas progressistas da esquerda.

No campo da cultura política, o combate ao fascismo deve se dar em diversas esferas da vida social, nos bairros, nas escolas, nas universidades, por meio dos sindicatos nos locais de trabalho, nos espaços públicos, no campo da produção de bens simbólicos, na disputa de narrativa das redes sociais. Desse combate não é suficiente a participação da população apenas como espectadora: a cultura política antifascista pressupõe a participação popular ativa, o engajamento coletivo de movimentos sociais, partidos políticos, instâncias organizativas dos trabalhadores de todos os setores.

A derrota do fascismo como ameaça de poder totalitário é projeto de, no mínimo, médio prazo e o voto é um dos campos de batalha, mas não o único. Até a próxima eleição é importante que diversifiquemos o repertório de táticas para fortalecer a cultura política antifascista.

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*Rafael Villas Bôas é professor da Universidade de Brasília.

**Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do Brasil de Fato.

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Edição: Flávia Quirino