Minas Gerais

Coluna

Terceira vitória de Lula em meio ao Brasil insano

Imagem de perfil do Colunistaesd
Imagem - Ricardo Stuckert
Creio que nem Freud conseguiria explicar isso

No dia 30 de outubro de 2022, no segundo turno das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após todos os votos terem sido computados, dá a terceira vitória ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma eleição bastante apertada. Desde então, grupos mais radicais de bolsonaristas, começam a sua manifestação, contestando a vitória de Lula nas urnas. O partido político que emprestou sua legenda ao atual presidente (PL) consegue eleger uma grande bancada no Legislativo, 99 congressistas. Se fosse para contestar, teria que ser contestado também os votos no primeiro turno das eleições, o que foi descartado pelo presidente do PL.

Pois bem, o mais incrível ainda estava por vir. Pessoas em um estado de êxtase insano começaram a pedir Intervenção Militar e Federal, fatos inconstitucionais. O inominável presidente passou exatos 20 dias  após as eleições sem dar as caras. Um menino mimado que não sabe reconhecer a derrota, bem como o seu guru, Donald Trump nos EUA.

O que assistimos desde então, foi um monte de insanidade de milhares de eleitores do inominável; pessoas agarradas na frente de caminhões que seguiam em alta velocidade; acorrentadas etc. uma verdadeira histeria coletiva, que nem camisa de força teria como segurá-las em sua completa insanidade, creio que nem Freud conseguiria explicar isso.

Lavagem cerebral

Se analisarmos friamente o que estamos assistindo ao longo de um mês o que se passa na mente alienada dessas pessoas que montaram acampamento em frente a quartéis do exército pelo Brasil afora é de cair o queixo. Sob sol e chuva eles vivem em seu mundo paralelo, na esperança de que os generais os acolham.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Pasmem, há vídeos de bolsonaristas cantando o Hino Nacional para um pneu, pessoas se jogando ao chão em verdadeiro estado de transe psicótico, ao ouvir a falsa notícia de que o Ministro do TSE Alexandre de Moraes acabava de ser preso. Essas pessoas sem dúvida, sofreram uma imensa lavagem cerebral desde quando o inominável tomou posse em 2019. Não é possível que isso aconteça em pleno século XXI, realmente é assustador, bem como patético e doentio.

 O governo do presidente Lula, terá que investir urgente em educação, voltando a ensinar nas escolas, Sociologia, Filosofia e História. Os jovens devem recuperar a razão de seus parentes. O pensamento crítico, infelizmente foi abolido pelos militares nas escolas.

Creio eu que todo esse ódio, violência, ignorância já existia, faltava apenas a impulsão de alguém com certa demência para levar isso a cabo. O Brasil sempre foi violento; um país que deu anistia a torturadores, não é um país sério.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Uma amiga querida, psicóloga certa vez me disse “que há uma parcela significativa da população sofrendo de dissonância cognitiva”. Realmente, são pessoas que vivem num mundo paralelo, criado por elas mesmas. São pessoas que se tornaram perigosas para o convívio social.

Para finalizar, o insano vice-presidente do Brasil, no dia 23 de novembro de 2022, em Portugal, admitiu os protestos ocorridos dede o dia 30 de outubro, como normais. Ele disse ainda que “as pessoas não estão na rua de forma desordeira”, que estão num processo, segundo ele, de catarse coletiva, outro insano.

Em tempo, ao final das eleições de 2018 para a presidência, o candidato derrotado na época, Fernando Haddad reconheceu a derrota e ainda desejou sucesso ao inominável eleito.          

Antonio Manoel Mendonça de Araujo é professor de Economia, conselheiro do Sindicato dos Economistas de Minas Gerais (Sindecon) e ex-coordenador da Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (ABED-MG).

---
Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal

---

Leia outros artigos da coluna de Antonio Manoel Mendonça Araujo

Edição: Elis Almeida