Minas Gerais

Coluna

Artigo | Darcy Ribeiro, nosso amigo oculto

Imagem de perfil do Colunistaesd
Reprodução - Senado Federal
Trabalhos de Darcy Ribeiro têm o sentido da integração nacional

Nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, em 26 de outubro de 1922 e faleceu em 1997. Seus primeiros estudos foram no grupo escolar Gonçalves Chaves e no ginásio Episcopal. Transferiu-se para Belo Horizonte, em 1946, onde, inicialmente ingressou-se na Escola de Medicina da Universidade do Estado. 
Mas em seguida transferiu-se para São Paulo, onde se formou em Antropologia pela USP. Depois de formado passou a viver no Mato Grosso, dedicando-se a estudos sobre os indígenas da região.  
No Rio de Janeiro Darcy Ribeiro associou-se a Anísio Teixeira e, com ele, elaborou o projeto de criação da Universidade de Brasília. Como reitor na mesma universidade redigiu projeto para o Serviço de Proteção ao Índio. Foi o principal colaborador do governador Leonel Brizola no Rio de Janeiro de 1991 a 1994. 

Exemplo

Neste momento de conturbação política, no Brasil e no Mundo, é importante rememorar a figura de Darcy Riberio, em seu centenário de nascimento. No nosso modo de ver, o mineiro mais importante do século XX. 
Foi mantido no ostracismo pelo regime militar, o que contribuiu para o esquecimento de sua memória na atualidade. Na vigência do Ato Institucional nº 5, esteve preso e, ao ser libertado, exilou-se em diversos países da América do Sul. 
Ele atuou no contraponto do regime militar, cuidando e defendendo populações indígenas e na luta pela preservação da natureza. Darcy Ribeiro foi um apaixonado pelo Brasil com suas múltiplas etnias. Seu projeto de inclusão era o desejo de combinar natureza e cultura, como o “Manifesto pau-brasil” de Oswald de Andrade (1924). 

Obras

Os trabalhos publicados de Darcy Ribeiro têm o sentido da integração nacional. 
- O processo civilizatório – etapas da evolução sócio-cultural, escrito em 1968;
- As Américas e a civilização – processo de formação e causas do desenvolvimento cultural desigual dos povos americanos, de 1970;
- O dilema da América Latina – estruturas do poder e forças insurgentes, de 1978;
- Os brasileiros – teoria do Brasil, de 1972;
- Os índios e a civilização – a integração das populações indígenas no Brasil moderno, de 1970;
- The culture – historical configurations of the American peoples – de 1970.
As práticas profissionais e a produção intelectual de Darcy Ribeiro o marcam como uma personalidade histórica de grande vulto. Motivo pelo qual é estimado e considerado em diversas partes do mundo. 
Minas Gerais, sua terra natal, deve à sua memória essa reverência e essa demonstração de estima. 

Antônio de Paiva Moura é professor de História, aposentado da UEMG e UNI-BH. Mestre em História pela PUC-RS.
---
Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal

---
:: Leia outros artigos de Antonio de Paiva Moura em sua coluna :: 
 

Edição: Elis Almeida