Rio Grande do Sul

Coluna

Olá, preciso ir andando

Imagem de perfil do Colunistaesd
"Até breve, preciso ir andando rumo ao Brasil de Fato, edição Nacional" - Imagem: Pixabay
Palavras inteligentes e engraçadas são invencíveis

Laconicae malo studere brevitati (Símaco)

Olá, preciso ir andando. Em fevereiro são três anos ocupando este espaço. Semanalmente, dispusemos aqui sempre 15 frases, aforismos ou epigramas. Todos selecionados dentre os que eu ia postando nas redes sociais. Pelos meus cálculos foram mais de 2300 sentenças. Algumas de morte para certos personagens recorrentes, outras de escárnio, sarcasmo, ironia e até líricas. No entanto, 100% desse material tinha algo em comum: o humor. E, como definia o mestre da concisão, Millôr Fernandes: “nenhum humorista atira para matar”.

Desde 2008, quando criei para o UOL o site Castel-O-Rama, peguei a mania da brevidade. Chamei de Aboboral a primeira coluna. O resultado, entre os seguidores, foi acima do esperado. Peguei gosto. Em 2009, lancei o livro Orações Insubordinadas, com uma seleta de ditos e elucubrações postadas no site. Em 2018, saiu Frases Desfeitas. Trazia ilustrações do genial e saudoso Nani. Nesta obra, Luis Fernando Verissimo, o pai dasVerissimas, pontuava na quarta-capa, profético:

“Não vale dizer, sobre a escuridão que se aproxima: "Melhor, combateremos à sombra". Primeiro, porque a frase já foi dita. Segundo, porque a escuridão costuma vencer. Mas a frase, como se vê neste livro do Castelo, tem um adendo: "Melhor, combateremos à sombra... das palavras". Palavras inteligentes são uma forma de resistência. Palavras inteligentes e engraçadas são invencíveis. Que venha a escuridão!”

Depois desta declaração de humor do gaúcho mais inventivo que conheço, minha vocação pelas formas breves tinha que tomar corpo, claro, aqui no Rio Grande do Sul. E, agora, vai ressoar também por outras campanhas.

Até breve, preciso ir andando rumo ao Brasil de Fato, edição Nacional. Continuaremos curtindo as frases curtas por lá. E, de vez em quando, otras cositas mas. A escuridão que abra bem os olhos. Porque, de palavrinha em palavrinha, haveremos de mantê-la na sombra do esquecimento.

Por fim, mas não menos importante: muito obrigado a Katia Marko e Marcelo Ferreira, pela paciência comigo ao editar a coluna por tanto tempo. E amplexos ao Ayrton Centeno, parceiro de textos humorísticos no inolvidável jornal Micuim.

(Este texto foi revisado pelo Corretor Ortográfico do Dicionário Houaiss Corporativo)

* Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

 

Edição: Katia Marko