Distrito Federal

Golpismo

CPI ouvirá ex-secretário da SSP sobre os atos de 12 de dezembro de 2022

Júlio de Souza Danilo era titular da pasta quando houve a tentativa de invasão ao prédio da PF

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Ex-secretário Júlio de Souza Danilo - SSP/DF/Divulgação

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos atos antidemocráticos ouvirá nesta quinta-feira (23) mais dois membros da cúpula da segurança pública do DF, o ex-secretário de Segurança Pública Júlio de Souza Danilo e o tenente-coronel da Polícia Militar Jorge Henrique da Silva Pinto.

As oitivas acontecem no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a partir das 10 horas.

Júlio de Souza Danilo foi antecessor de Anderson Torres na Secretaria de Segurança Pública. Torres está preso com autorização do STF com suspeita de omissão ou colaboração com os atos terrorista de 8 de janeiro em Brasília. Danilo foi nomeado em março de 2021 e ficou no cargo até 1º de janeiro, sendo o titular da SSP em 12 de dezembro de 2022, quando extremistas incendiaram ônibus, carros e tentaram invadir o prédio da sede da Polícia Federal.  

Já o tenente-coronel da PM foi convocado por ter feito vários alertas aos seus superiores sobre a ameaça de invasão do Congresso Nacional. Jorge Henrique da Silva Pinto atuava na Coordenação de Assuntos Institucionais da Subsecretaria de Inteligência da SSP/DF.

Na semana passada a CPI ouviu o ex-comandante de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal, Jorge Eduardo Naime, que também está preso suspeito de colaboração ou omissão com os atos. Também já foram ouvidos pela CPI o ex-secretário executivo da SSP/DF Fernando de Sousa Oliveira e a a ex-subsecretária de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), Marília Ferreira Alencar.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino