Paraná

Coluna

Cultura onde? De quem? Por onde?

Imagem de perfil do Colunistaesd
Itamar Assumpção posa com a camisa da ala ‘Quem sabe pode’ na quadra da escola de samba Nenê da Vila Matilde, 1985 - Oscar Barros / Divulgação itamarassumpcao.com
Itamar Assumpção, crescido no Paraná, é um exemplo extraordinário da cultura brasileira

Polêmica, essa ideia de que o brasileiro é aculturado, achei exagero quando entrei em contato com essa ideia. Afinal, temos a capoeira, a feijoada, o samba, a caipirinha, temos Itamar Vieira Junior, temos o funk, como assim aculturado? Qual a pira de dizer isso? Síndrome de “vira-lata”?

Então deixa a polêmica pra quem gosta de debater, melhor ouvir uma música pra relaxar, e vamos ao álbum “Isso vai dar repercussão”, de Itamar Assumpção & Nana Vasconcelos (2004), em meio à canção "Aculturado":

“Culturalmente confuso [...] Libio, libanês, árabe, turco
Acha farinha do mesmo saco”.
“Não saca que um cafuzo
Mestiço não é mulato”

No caso Itamar, ele “tá” dizendo que somos aculturados dos “outros”? Não é que não temos cultura, aliás, a essa altura é óbvio dizer, mas Itamar Assumpção, crescido no Paraná, é um exemplo extraordinário da cultura brasileira. Acho que comecei entender alguma coisa.

“Não saca que russo é cossaco”. A faixa seguinte – e última do álbum – é uma homenagem à musicalidade humana. E você o que acha?

Aculturado

https://www.youtube.com/watch?v=TUKLNoF2uC4

Assim Nana ensina
https://www.youtube.com/watch?v=-PPLRzhB30g

Edição: Pedro Carrano