Paraná

Saúde

Governo do Paraná foi relapso e descuidado nas políticas de prevenção à dengue, diz deputado

Líder da Oposição, Requião Filho (PT) cobra ação imediata do governo Ratinho Junior para conter epidemia da doença

Curitiba (PR) |
Paraná é o estado do Sul com maior número de registros de dengue - Foto: Dálie Felberg

O deputado Requião Filho (PT), líder da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), cobrou, na sexta (23), do governo Ratinho Junior (PSD) a adoção de medidas imediatas e efetivas para frear a epidemia de dengue no estado.

Segundo dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses, o Paraná é o estado do Sul com maior número de registros da doença, com 76.288 casos prováveis e 45.720 confirmados. O estado também é o quinto em todo o país com maior número de casos.

“O governo Ratinho foi relapso, descuidado nas políticas de prevenção e agora a população está pagando um preço muito alto. Muitas cidades estão vivendo o caos. Nesta semana, Campo Mourão decretou estado de calamidade, com as unidades de saúde lotadas, com pacientes nos corredores e até deitados no chão. Até agora, as ações da Secretaria de Saúde tem sido, para não dizer que falta competência, claramente insuficientes para conter a epidemia”, criticou Requião Filho.

O parlamentar cobrou a adoção de medidas urgentes para conter a epidemia, que já matou, no período epidemiológico, 26 pessoas no Paraná, sendo que existem outros 20 casos de óbito em investigação.

Edição: Lia Bianchini