Ouça e Assista

Tempero da Notícia: acuados pela Justiça, bolsonaristas se articulam nas ruas e no Legislativo

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos/ Brasil de Fato

Com a proximidade de uma resolução dos casos envolvendo Jair Bolsonaro (PL) e a cúpula de militares que o cercava no Palácio do Planalto, seus seguidores dão sinais cada vez mais fortes de que vão radicalizar ações.

Outro elemento que coloca bolsonaristas contra as cordas é o depoimento do ex-chefe do Exército, o general Freire Gomes. Ele prestou longo depoimento para a Polícia Federal, onde teria confirmado a participação de Bolsonaro em uma reunião para articular tentativas de golpe.

Enquanto Bolsonaro sai às ruas e movimenta apoios para as eleições municipais, seu partido, o PL, nomeia radicais para cargos importantes na Câmara dos Deputados.

Estes são alguns dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.

Poder questionado

Por ter a maior bancada da Câmara, o PL tem a prerrogativa de indicar presidentes de comissões da Casa legislativa. O partido ficou com a presidência das comissões de Educação e a de Cidadania, Constituição e Justiça (CCJ).

A indicação dos nomes já estava acertada com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mas os nomes foram extremamente polêmicos: na Educação, Nikolas Ferreira (PL-MG) e na CCJ, Carol de Toni (PL-SC).

O sinal do bolsonarismo é que esses serão espaços de tumulto para a oposição e atrasos para o governo federal. Enquanto Nikolas deve utilizar a Comissão de Educação como trampolim para saltos maiores na política, De Toni terá o papel de travar as pautas de interesse do governo na Câmara.

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão nesta semana é o casal Rosângela e Sergio Moro. Rosângela Moro e o ex-juiz mudaram seu domicílio eleitoral para São Paulo nas eleições de 2022. Moro foi barrado pelo TSE e voltou para o Paraná. Mas Rosângela seguiu aqui e foi eleita deputada no estado que não é o seu de origem.

Agora, com a iminente cassação do mandato de Sergio Moro, Rosângela voltou para o Paraná, abandonando seus eleitores paulistas. A ideia é concorrer na vaga ao Senado, que pode ficar aberta com a derrocada do ex-juiz da Lava Jato.

Sopa de Letras

A Sopa de Letras desta semana é sobre o livro Avesso da Pele, de Jeferson Tenório. Ganhador do Prêmio Jabuti de 2021, o romance narra a historia de um jovem negro que, após ter o pai assassinado pela polícia, sai em busca da história da família.

O livro foi vetado por uma Prefeitura no interior do Rio Grande do Sul e depois, em uma ação orquestrada por governos estaduais bolsonaristas do Paraná e de Goiás, também foi barrado no currículo escolar.

Os envolvidos alegam "linguagem inadequada" e uso de "palavrões", afirmações que não passaram despercebidas. Enquanto praticavam censura contra Tenório, o livro aumentou suas vendas em 400%.

Uma atualização: o Rio Grande do Sul voltou atrás e autorizou o uso da obra pelas crianças durante o ano letivo.

Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes