Paraíba

Coluna

Sindicato dos Bancários da Paraíba realiza palestra sobre o Movimento Abril Verde para saúde no trabalho 

Imagem de perfil do Colunistaesd
Reprodução - Card Reprodução
O objetivo é conscientizar sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho

No próximo dia 24 de abril, o Sindicato dos Bancários da Paraíba realizará um evento especial intitulado "Promovendo um Ambiente de Trabalho Saudável", no auditório da entidade, das 19h às 22h. O foco é destacar a relevância do Movimento Abril Verde, uma iniciativa que visa conscientizar sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho.

O evento contará com a participação dos palestrantes: Thaís Máximo, professora do Departamento de Psicologia da UFPB; Kleber Silva, diretor do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de João Pessoa (Cerest JP); e José Neto, perito médico federal especializado em Epidemiologia do Trabalho.

Eles irão abordas uma ampla gama de temas relacionados à segurança e saúde no trabalho, como avaliação de riscos, ergonomia, toxicologia e saúde mental.

O Movimento Abril Verde surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, estabelecido pela Organização Mundial do Trabalho (OIT) em 28 de abril. Ele fornece embasamento técnico-científico para políticas públicas, normas regulamentadoras e iniciativas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Dados do SmartLab, uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho e pela OIT Brasil, revelam que entre 2012 e 2022, 25.492 trabalhadores morreram em acidentes de trabalho no Brasil, com mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho registradas no mesmo período.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é mencionada como uma medida obrigatória em empresas com mais de 20 funcionários, desempenhando um papel fundamental na prevenção de acidentes e promoção de um ambiente de trabalho seguro.

 Para o presidente da FENATEST (Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho), Armando Henrique, um dos maiores problemas que precisam ser enfrentados é a falta da cultura de prevenção. “Somente com uma iniciativa como esta, nós temos certeza de que a prevenção pode, de certa forma, ser incorporada na sociedade. Sem bandeira ideológica, sem corporativismo, simplesmente aproveitando um mês significativo como o mês de abril para sensibilizar”, comenta ele.

Segundo Marco Pérez, diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério do Trabalho e Previdência Social, a tendência é de queda do número de acidentes de trabalho nos próximos anos.

De acordo com ele, isso se deve principalmente à alteração no perfil de empregabilidade no país, às transformações tecnológicas no processo produtivo das empresas e à rotatividade característica do setor terceirizado.

“Cada vez mais estamos concentrando a mão de obra do Brasil em atividades do ramo terciário da economia, que são comércios e serviços. Com isso, o trabalhador se expõe a condições de trabalho que diminuem o risco de adoecer ou se acidentar”, explicou ele. Acrescentou que as mudanças tecnológicas também implicam menores exposições a riscos.

Durante todo o mês de abril, o Movimento Abril Verde promove encontros, palestras, seminários, debates, mobilizações sociais, sinalizações com o símbolo do laço verde e iluminação esverdeada de edificações públicas ou privadas em referência à segurança e à saúde do trabalhador. A programação tem repercussão midiática e deverá chamar atenção para a realidade dos acidentes e doenças.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

 

Edição: Cida Alves