Bahia

Coluna

Convite à leitura: “As aventuras de Cacau”

Imagem de perfil do Colunistaesd
HQ fala sobre a criação e os impactos do Porto Sul - Ilustração: Quinho Fonseca (@quinhoqnh)
A HQ é uma ferramenta lúdica que convida ao debate sobre a política de desenvolvimento no sul da BA

Por Coletivo de Comunicação MAM-BA

Lançada em junho de 2022 durante a I edição da Feirinha da Rua da Paz na Vila Juerana em Ilhéus, a HQ “As aventuras de Cacau” é uma ferramenta lúdica que convida os leitores ao debate sobre a política de desenvolvimento praticada no sul da Bahia.

Nesta história, o jovem Cacau é provocado pela professora a conhecer os impactos provocados pela construção do Porto Sul na população diretamente afetada. O Relatório de Impacto Ambiental do Porto considera 22 localidades presentes no entorno do empreendimento, além dos municípios de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca como áreas indiretamente influenciadas.

O Porto Sul faz parte de um complexo logístico que está associado à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e tem como objetivo escoar o minério extraído na Mina Pedra de Ferro em Caetité pela Bahia Mineração S/A. Em todo o percurso da obra são registradas violações de direitos das populações impactadas e impactos sobre a saúde e a vida econômica das populações.

Apesar do amplo investimento do Estado nesse empreendimento, os impactos revelam que o setor mineral e o agronegócio são os principais beneficiários do projeto, que visa a exportação de commodities e o aprofundamento do caráter dependente da economia brasileira.

Esse processo de descoberta do jovem Cacau traz uma síntese para o leitor dos principais impactos socioambientais que o empreendimento tem causado no sul da Bahia e nos traz o questionamento sobre a forma de atuação das mineradoras e do Estado sobre as comunidades.

A HQ também é um contraponto ao debate que vem sendo feito publicamente com com a sociedade, através de uma propaganda totalmente positiva que esconde as problemáticas do projeto, e retira das comunidades diretamente afetadas o direito de participação efetiva na decisão sobre os territórios que habitam.


Feirinha da Rua da Paz na Vila Juerana, local de lançamento da HQ Cacau / Helenna Castro/CPT

Cacau provoca no leitor a reflexão sobre a necessidade da organização para a mudança de caminhos desta política de “desenvolvimento”, além do protagonismo da juventude e a unidade entre as populações dos territórios afetados.

A jornada de lançamento da HQ na Vila Juerana – território onde está sendo construído o porto – e em escolas públicas no sul da Bahia em 2023 refletem essa concepção, visando promover a discussão sobre a construção de um projeto de desenvolvimento popular.


Capa da HQ As aventuras de Cacau / Ilustração: Quinho Fonseca (@quinhoqnh)

A organização e a produção de “As Aventuras de Cacau” são fruto de uma parceria entre o Sul da Bahia Viva, o Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), com apoio do Instituto Floresta Viva. A pesquisa e o roteiro do gibi são de Luana Rocha e Victor Uchôa e as ilustrações são de Quinho Fonseca.

A história em quadrinhos está disponível para download aqui.

Edição: Gabriela Amorim