Rio de Janeiro

Coluna

A vez do abacate

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

Guacamole vai bem como petisco com torradas e tortilhas, mas também em sanduíches e como acompanhamento de pratos quentes
Guacamole vai bem como petisco com torradas e tortilhas, mas também em sanduíches e como acompanhamento de pratos quentes - Juraj Vargas | Pixabay
Se tem um fruto subestimado na alimentação do Brasil, é o abacate

Durante o verão as frutas ficam em evidência na alimentação. Refrescam nosso corpo, são leves e docinhas. Contudo, se tem um fruto subestimado na alimentação do Brasil, é o abacate.

O abacateiro é originário da América Central, mas é cultivado na América do Sul há muitos anos. Mesmo fazendo parte da cultura alimentar de vários estados do Brasil, ainda causa certa estranheza por parte de algumas pessoas, principalmente os mais jovens. Apresenta características mais gordurosas (mais de 30%) e pouco aquosas (70% de água – parece muito, mas as outras frutas apresentam mais), além do sabor neutro. Bem diferente de muitas frutas que consumimos no país.

Por esses motivos, o abacate é consumido no Brasil principalmente em vitaminas ou cremes açucarados. De forma geral, essa é a nossa tradição em relação ao abacate, mas é uma fruta completa, de incomparável fonte energética e de vitalidade, que pode ser usado de muitas outras formas.

O abacateiro também é conhecido como ‘Árvore-de-manteiga’ e o abacate pode ser considerado uma ‘manteiga vegetal’ natural. Muito melhor que as margarinas encontradas por aí! O fruto é composto principalmente por gorduras monoinsaturadas, que são consideradas benéficas para reduzir o colesterol LDL, colesterol total, triglicerídeos, para reduzir o envelhecimento precoce e para auxiliar a saúde cerebral.

Aproveitando que estamos entrando na época de abacate, trouxe uma receita refrescante, prática de fazer e que pode servir como um coringa na sua alimentação. Use como petisco com torradinhas ou tortilhas, como molho para salada, em sanduíches ou até acompanhamento de pratos quentes.

Experimente!

GUACAMOLE

(para 2 pessoas)

1 abacate pequeno ou 2 avocados – maduros!
1 limão pequeno (tahiti)
8 Tomates cereja ou 1 tomate pequeno
¼ de cebola pequena
1 pimenta pequena (malagueta)
Coentro, Salsinha ou Cebolinha à gosto
1 col de sobremesa de Azeite extra-virgem
Sal

Modo de Preparo:

Antes de tudo, corte a cebola em quadradinhos pequenos e deixe de molho em água gelada, por pelo menos 10 minutos. Enquanto isso, corte o abacate ao meio, retire o caroço (não descarte) e raspe toda a polpa em uma cumbuca/tigela.

Corte a pimenta bem pequena - Caso não goste muito de pimenta, recomendo apenas usar uma conserva de pimenta na hora que for comer, ao invés de misturar na preparação. Misture a pimenta no abacate, adicione o azeite e esprema o sumo do limão em cima. Amasse a polpa com o garfo, até começar a ficar com uma consistência mais cremosa. Isso fica a seu critério – pode deixar com alguns pedaços ou deixar tudo cremoso.

Corte os tomates cereja em 4 partes cada um e misture na preparação.

Retire a cebola da água de molho e adicione aos outros ingredientes.

Acerte o sal e corte a erva fresca escolhida e coloque por cima do guacamole para servir.

**Considerações: Coloque o caroço de abacate junto da preparação para que ela não escureça rápido! Quanto menos água o abacate tiver, melhor para essa receita. O limão tahiti é ácido no ponto certo para o guacamole, mas também pode usar o galego. A cebola roxa é mais adocicada que a branca, a escolha fica à seu gosto

A pimenta fresca ou em conserva pode ser substituída pela pimenta-do-reino, que tem o sabor mais suave.

Edição: Camila Maciel