Ficar de olho

Fonte de proteína e vitaminas: saiba mais sobre aproveitamento da casca dos alimentos

Mudança cultural na utilização dos alimentos pode ser uma das formas de ajudar na segurança e soberania alimentar

Ouça o áudio:

A´casca da batata é um exemplo de possibilidade de aproveitamento alimentar
A´casca da batata é um exemplo de possibilidade de aproveitamento alimentar - Pixabay
É possível democratizar a comida de verdade e sem desperdício

O que você faz com as cascas das verduras e legumes aí da sua casa? Joga fora? Muita gente não sabe, mas as cascas de alguns alimentos não precisam e nem devem ir parar no lixo. Essas partes das verduras e frutas que na maioria das vezes são consideradas restos preservam grande quantidade de proteínas e vitaminas, como explica a nutricionista Michele Yasmine. 

“Aproveitar essas cascas, essas partes, traz um sério benefício para o funcionamento do nosso corpo. Porque sabemos que nas cascas e nas sementes temos muitas fibras que ajudam no funcionamento do nosso intestino e também vitaminas e minerais que vão ajudar em outras funções do nosso corpo”, explica.  

:: Kibe com casca de banana evita o desperdício de alimentos ::

Regina Tchelly é nutricionista e idealizadora do projeto Favela Orgânica. Ela ensina, através de oficinas, palestras e vídeos na internet, receitas acessíveis para a população se alimentar do talo até as folhas e frutos de forma simples e orgânica. Um dos seus mais recentes projetos foi espalhar pelo Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro, receitas para os moradores colocarem em prática. 

“É possível democratizar a comida de verdade e sem desperdício. Eu fiz um trabalho com uma galera linda, maravilhosa, que foi escrevermos as receitas aqui na Babilônia, receitas com aproveitamento integral e com os ingredientes que as pessoas têm dentro de suas próprias casas”, lembra. 

:: Aprenda como utilizar a casca da batata de forma saborosa ::

A publicitária Bruna Micheline adora cozinhar e comer de forma mais saudável e sustentável. Ela coloca algumas dicas da Regina Tchelly em prática e comenta a importância de aproveitar a casca dos alimentos. 

“A memória afetiva que eu tenho da gente ir guardando as cascas da laranja para depois no final de semana fazer um doce com a minha mãe. São tantas possibilidades. Acho que tudo é uma questão de conhecimento nessas fontes, como a Favela Orgânica, adaptar o nosso paladar, aprender a saborear os alimentos na forma integral”, salienta.

Edição: Daniel Lamir