Ouça e Assista

Tempero da Notícia: Economia do país em recessão técnica e a queda de popularidade de Bolsonaro

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Wiliams Campos
PIB do país segue em queda, aliado a índices crescentes de inflação e desemprego

A economia brasileira vai de mal a pior. Os dados apresentados pelo IBGE nesta semana mostram o Brasil em recessão técnica. O PIB do país segue em queda, aliado a índices crescentes de inflação e desemprego. Estes são alguns dos destaques desta semana no Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

::América Latina e Caribe é região em que a fome mais cresceu no mundo, diz ONU::

O programa traz ainda a queda de popularidade de Bolsonaro. A pesquisa Atlas mostra o presidente com apenas 19% de aprovação popular. Mas, mesmo assim, a indicação de André Mendonça, ex- Advogado Geral da União, para o STF (Supremo Tribunal Federal) foi aprovada pelo Senado. Cumpriu-se a promessa de um juiz "terrivelmente evangélico" para uma vaga na Suprema Corte do país.

Do outro lado, a esquerda movimenta suas peças no tabuleiro da política de olho nas eleições de 2022. Conversas entre o PT e o PSB colocam o ex-governador Geraldo Alckmin, como um possível vice do ex-presidente Lula. E a movimentação não para por aí: o Partido dos Trabalhadores mantém  conversas com partidos de esquerda e centro-esquerda para a criação de uma federação. O pacto não é uma fusão entre as legendas, mas possibilita a criação de uma frente, que navegue junto pelos próximos quatro anos.

::Por vice "menos radical", Lula tirou aliado de Covas do PSDB em 1989::

Quem vai para a Panela de Pressão nesta semana é o Senado Federal, que aprovou a nomeação de André Mendonça para o STF. Mesmo com as demonstrações de Bolsonaro de que tentará interferir diretamente no Poder Judiciário, os senadores não conseguiram promover uma sabatina que expusesse as reais intenções de Mendonça ao ingressar na Suprema Corte.

E o programa encerra com o quadro Sobremesa, que traz a indicação de um filme da Netflix: O Caso Collini. Baseado em fatos reais, a trama conta a história de um jovem advogado que se depara com seu primeiro caso em uma corte e um dos mais emblemáticos do pós guerra na Alemanha. O filme relaciona, política e crime em um enredo cercado de suspense.

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes