Ouça e Assista

Tempero: corrupção no MEC e pedofilia marcam desmoralização do governo Bolsonaro e aliados

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos

Nesta semana, o Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna, traz como destaque as contradições do governo Bolsonaro e de seus aliados. Nos últimos dias, o presidente e grupos que lhe deram suporte, como o MBL (Movimento Brasil Livre), tiveram expostos aos olhos da população casos de corrupção e condutas morais que beiram o abjeto.

Eleito sob uma plataforma de combate aos maus feitos na administração pública, a gestão federal está afundada em denúncias, que vão desde a liberação de orçamentos secretos e obras superfaturadas, até esquemas de tráfico de influência e desvios de dinheiro no ministério da Educação.

No MBL, dois de seus expoentes foram flagrados em atos que causaram comoção social. O vereador do Rio de Janeiro, Gabriel Monteiro (PL-RJ), aparece em vídeos que indicam atos de pedofilia. As denúncias começaram após vídeos que revelam Monteiro manipulando menores para conteúdos veiculados em seu canal.

::RJ: Gabriel Monteiro descumpre ordem judicial em fiscalização a hospital, e polícia é chamada::

Já o deputado estadual Artur Duval (União Brasil-SP), conhecido como Mamãe Falei, teve conversas vazadas, onde chama mulheres ucranianas, em total vulnerabilidade pela guerra contra a Rússia, de "fáceis porque são pobres". Nesta semana, a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo votou a cassação de seu mandato, que ainda deverá ser deliberada pelo plenário da casa.

Neste ano eleitoral vão se avolumando casos que desmistificam as reais intenções de grande parte dos eleitos em 2018, após a desestabilização do governo da presidenta Dilma Rousseff, em 2013 e o posterior golpe de Estado perpetrado contra a primeira mandatária do país.

Assista ao Tempero da Notícia na íntegra:

Crise na justiça

O grupo de procuradores da Lava Jato que deu sustentação jurídica para a chegada de Jair Bolsonaro (PL) ao poder, com atos como a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lua da Silva, também está cada vez mais emaranhado em complicações.

::TCU responsabiliza Dallagnol por "farra de passagens" e ex-procurador pode se tornar inelegível::

Nesta semana, o Tribunal de Contas da União (TCU), determinou que o ex-procurador da República, Deltan Dallagnol, o ex-procurador chefe do Paraná, João Vicente Romão e o ex-procurador geral da República, Rodrigo Janot, terão que devolver aos cofres públicos mais de R$ 2,8 milhões, por dívidas contraídas durante a Operação Lava Jato.

Dallagnol, que se filiou ao Podemos para disputar as eleições deste ano, já havia sido condenado a indenizar o ex-presidente Lula no caso da apresentação de um power point, que indicava Lula como "chefe de uma organização criminosa".

Eleições

O ex-presidente petista segue em sua ronda pelo país. Nesta semana, esteve em Brasília onde visitou o acampamento indígena Terra Livre, que protesta desde o começo do mês contra as políticas ambientais do governo Bolsonaro e os avanços do garimpo ilegal em terras indígenas em várias regiões do país. No encontro, Lula prometeu um ministério indígena e combater a invasão das TI's.

::Lula propõe nova legislação trabalhista e sugere Alckmin para coordenar diálogo com empresários::

Na viagem, Lula também se encontrou com caciques do MDB, como Renan Calheiros e Eunício Oliveira, além de senadores de outros partidos como, Randolfe Rodrigues, da Rede e Omar Aziz, do PSD. Na conversa, ouviu promessas de frações do partido em seu apoio nas eleições e comentários públicos de emedebistas sobre a fragilidade da pré-candidata do partido, Simone Tebet. 

Panela de Pressão

Os militares vão para a Panela de Pressão desta semana. No pós ditadura, que teve início no processo de redemocratização do país, em 1985, os militares se retiraram para os quartéis. No entanto, desde o governo de Michel Temer (MDB), as Forças Armadas voltaram a ganhar protagonismo na política brasileira. 

Agora, durante a gestão Bolsonaro, eles estão ligados a diversos casos de corrupção ou má gestão. Desde o ministério da Saúde, que foi omisso durante toda a pandemia, na gestão de Eduardo Pazuello, até as recentes compras superfaturadas de comprimidos para disfunção erétil e próteses penianas, os fardados voltaram a influenciar negativamente o cenário político do país. 

Cafezinho

Cafezinho desta semana faz uma homenagem ao jurista Dalmo Dallari, que faleceu no último 8 de abril. Professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, teve papel importante na redemocratização do país. Em seu currículo, carregava a formação de diversos advogados e juristas comprometidos com a democracia e os direitos humanos. 

Na política, foi secretário do governo da prefeita Luiza Erundina, em São Paulo, em 1989, que reuniu um time extremamente competente, como Paulo Freire, Marilena Chauí, Lucio Gregori, Perseu Abramo, entre outros.  

Onde assistir

O "Tempero da Notícia" vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes