CHUVAS

Sobe para 30 o número de mortos na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Segundo a Defesa Civil, 2620 pessoas estão desalojadas no Estado

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Além de mortos e feridos, as chuvas que castigam MG têm deixado um rastro de destruição em várias regiões do Estado, como na Grande BH
Além de mortos e feridos, as chuvas que castigam MG têm deixado um rastro de destruição em várias regiões do Estado, como na Grande BH - Mariana Ramos Borges

Chegou a 30 o número de pessoas mortas pelas chuvas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, outras sete vítimas ficaram feridas. O número de desalojados no Estado é de 2620 pessoas. Já os desabrigados passam de 900. O levantamento é da Defesa Civil de Minas Gerais, divulgado na tarde deste sábado (25). Outras 17 pessoas permanecem desaparecidas. Ao todo, 36 municípios foram atingidos em território mineiro, mas a situação é mais grave na Grande BH. 

O Corpo de Bombeiros esteve mobilizado em várias regiões durante todo o dia. Foram registradas ocorrências de inundação de córregos e ribeirões e desabamentos de casas e soterramentos em diversos bairros e em cidades vizinhas à capital, como Ibirité, Betim e Juatuba, onde a Prefeitura decretou situação de emergência. Os municípios de Contagem e Raposos também foram duramente atingidos pelas chuvas, que castiga o Estado desde a última quinta-feira (23). 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Belo Horizonte teve, entre quinta e sexta-feira (24), as 24 horas mais chuvosas da história desde o início da medição, há 110 anos. O acumulado de chuva no período chegou a 171,8 milímetros. 

*Atualizado às 19:34 para acréscimo e atualização de informações. 

Edição: Douglas Matos