Quem Somos

O Brasil de Fato (BdF) é um site de notícias e uma radioagência, além de possuir jornais regionais no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, em São Paulo, no Paraná e em Pernambuco. Lançado em 25 de janeiro de 2003, o BdF circulou por mais de dez anos com uma versão impressa nacional.

Por entenderem que, na luta por uma sociedade justa e fraterna, a democratização dos meios de comunicação é fundamental, movimentos populares criaram o Brasil de Fato para contribuir no debate de ideias e na análise dos fatos do ponto de vista da necessidade de mudanças sociais em nosso país.

O primeiro veículo da rede Brasil de Fato foi o semanário nacional, lançado no Fórum Social Mundial de Porto Alegre, em janeiro de 2003. Logo após, foi lançado o site do Brasil de Fato, com coberturas das lutas sociais, entrevistas e notícias sobre política, economia, direitos humanos e cultura, sob uma visão popular das cidades, do Brasil e do mundo.

Os jornais regionais surgiram a partir de maio de 2013 para promover uma aproximação com os leitores e leitoras, além de dialogar com as realidades locais, e hoje o cenário aponta para uma ampliação da cobertura, que deve alcançar ainda mais estados do país.

Em 2014, o BdF incorporou a Radioagência Notícias do Planalto (NP), que atuava há dez anos na produção radiofônica de notícias. As matérias da Radioagência Brasil de Fato, em áudio e texto, são enviadas para rádios de todo o país e também estão disponíveis no site. Os temas tratados são de política, economia, direitos humanos, cotidiano e cultura, além de produções de serviços.

Plural e diversificado, o BdF reúne jornalistas, articulistas e movimentos populares do Brasil e do mundo.

Além do site, da Radioagência e das edições impressas, o Brasil de Fato circula pelas redes sociais, por Facebook, Twitter, Youtube, Flickr e SoundCloud.

Todos os conteúdos do Brasil de Fato podem ser reproduzidos livremente, sempre citando a fonte e publicados na íntegra.

EXPEDIENTE

Coordenação Geral:
Luiz Felipe Albuquerque
Redação:
Nina Fideles e Thalles Gomes Camelo
Rádio:
Anelize Moreira e Mauro Ramos
Internacional:
Vivian Neves Fernandes
Rede de Colaboração:
Simone Freire
Multimídia:
José Bruno Lima
Tecnologia da Informação:
Taíse Assis
Administrativo:
Raíssa Gouveia Lazarini

Minas Gerais

O Brasil de Fato MG tem uma página estadual ( link ) no portal Brasil de Fato e circula com uma edição impressa gratuita em 46 cidades mineiras, além de transmitir um programa semanal na Rádio Favela Autêntica (106,7 FM).

Editora-chefe: Joana Tavares

Expediente completo

Paraná

No estado paranaense, o Brasil de Fato, além da página estadual ( link ) em nosso portal, distribui seu semanário gratuitamente em 26 cidades. Na área do rádio, o BdF PR transmite um programa semanal em emissoras do estado e produz a rádio Rede Lula Livre.

Editor-chefe: Pedro Carrano

Pernambuco

Integrante de nosso Sistema de Comunicação, Brasil de Fato PE atua com uma página estadual na internet (link), um jornal semanal gratuito – do litoral ao sertão – e um Programa de Rádio na Rádio Clube 720 AM, no Recife.

Editora-chefe: Monyse Ravenna

Expediente completo

Rio de Janeiro

O primeiro jornal tabloide estadual do Brasil de Fato a ser lançado, em 1º de maio de 2013, o BdF RJ circula como meio impresso gratuito, com programa semanal de rádio e com uma página com notícias do estado fluminense (link) no nosso site.

Editora-chefe: Vivan Viríssimo

Expediente completo

Quienes Somos (Versión en Español)

Brasil de Fato (BdF), "Brasil de Hecho" en español, es un portal de noticias en internet y una radioagencia, e incluye además periódicos regionales en Río de Janeiro, São Paulo, Paraná y Pernambuco. Lanzado el 25 de enero de 2003, BdF circuló más de 10 años en versión impresa nacional.

Promovido por movimientos populares, con la intención de crear un vehículo de comunicación comprometido con la lucha por una sociedad justa y fraterna, BdF fue lanzado en 2003, durante el Foro Social Mundial de Porto Alegre.

También nos comprometemos con la democratización de los medios de comunicación, con los movimientos y sectores populares, promoviendo debates en torno a las necesarias transformaciones del Brasil y la región.

Sustentado sobre la necesidad de profundizar el debate de ideas, Brasil de Fato reúne comunicadores e intelectuales comprometidos en la difusión de contenidos gráficos y audiovisuales que garanticen la circulación de una visión alternativa y popular.

Desde el 2013, frente a la necesidad de aproximarnos a los lectores y lectoras en un dialogo que contemple la pluralidad regional del país, BdF comenzó a lanzar ediciones regionales impresas en Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná y Pernambuco, que se distribuyen gratuitamente.

En 2014, BdF incorporó la Radioagencia Noticias del Planalto (NP) que ya tenía 10 años de experiencia en la producción radiofónica de noticias. El material producido por la Radioagencia Brasil de Fato, en audio y texto, es enviado a radios de todo el país y también está disponible en el portal web. Los temas tratados son política, economía, derechos humanos, cultura y cotidianidad, conjuntamente con producciones sobre servicios específicos.

Además del portal, de la radioagencia y de las ediciones impresas, Brasil de Fato circula por redes sociales: Facebook, Twitter, Youtube, Flickr y SoundCloud.

Todos nuestros contenidos puede ser reproducido por cualquier vehículo de comunicación, siempre que sea citada la fuente de información y publicados íntegramente.