50 anos

Fatos Curiosos da História | Jornada nas Estrelas e universo Geek

Na trajetória de Star Trek, são marcantes o primeiro beijo inter-racial e abordagem de questões políticas e sociais

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A saga Jornada nas Estrelas é composta por seis séries e mais de uma dezena de filmes
A saga Jornada nas Estrelas é composta por seis séries e mais de uma dezena de filmes - Reprodução

Em 2016, são comemorados os 50 anos da franquia estadunidense Jornada nas Estrelas, no inglês chamado de Star Trek, que segue as aventuras da tripulação da nave estelar USS Enterprise. Desde sua criação, já foram feitas seis séries e 13 filmes da saga. A franquia se tornou um fenômeno cultural e um marco de ficção científica e também do universo Geek.

Neste marco, a Radioagência Brasil de Fato listou alguns fatos curiosos de Star Trek e do mundo nerd.

Confira o programa Fatos curiosos da História, da Radioagência Brasil de Fato (para baixar o arquivo, clique na seta à esquerda do botão compartilhar):

O primeiro fato é que a primeira temporada de Jornada nas Estrelas foi, na série original, um desenho animado, com os mesmos personagens que depois foram filmados. Além disso, se não fosse pelos fãs, a série original teria sido cancelada já no final da primeira temporada. Eles enviaram toneladas de cartas à rede de televisão NBC pedindo a continuidade da série e, prontamente, foram atendidos.

A famosa saudação do povo vulcano, que separa os dedos da mão em formato da letra "v" - entre o dedo médio e o anelar - foi criada pelo ator Leonard Nimoy, que interpretou o consagrado Senhor Spock. O sinal foi inspirado em uma saudação judaica.

Outro fato é que a atriz Nichele Nichols, que interpretava a Tenente Nyota Uhura, é uma mulher negra e ativista. A personagem, cujo nome significa "liberdade" em swahili, é formada em matemática e física, e rompeu com diversos estereótipos de representação das mulheres pretas.  

A Tenente Nyota Uhura foi um marco em uma época em que a luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos alcançava seu ápice. Ela protagonizou, em 1968, o primeiro beijo inter-racial em um programa de televisão norte-americano, o que foi uma grande quebra de tabu na época.

Já em um episódio da série clássica de Star Trek, foram feitas cópias maléficas de todos os personagens, sendo que o clone malvado do Senhor Spock cultivava um cavanhaque. Foi esse episódio que deu origem ao costume de sempre colocar cavanhaques em demônios, diabos e demais criaturas maléficas.

Falando em ficção científica, esse é um gênero literário desenvolvido no século XIX, que lida principalmente com o impacto da ciência sobre a sociedade ou os indivíduos. Os escritores H. G. Wells e Júlio Verne disputam o título de “pai da ficção científica”. Enquanto Mary Shelley, autora de Frankenstein, é considerada a “mãe” do gênero.

A palavra Geek, que hoje é usada para descrever pessoas com gostos que envolvem ficção científica, atividades intelectuais ou jogos eletrônicos, foi registrada pela primeira vez em 1916, para descrever atrações bizarras de circo.

A todos e todas as ouvintes: “Vida longa e próspera”
–----

Fatos Curiosos da História
Locução e Produção: Julia Dolce
Sonosplatia: Jorge Mayer

 

Edição: ---