Moradia

Incêndio destrói 50 barracos em favela de SP e deixa famílias desabrigadas

Desde janeiro deste ano foram registrados 44 incêndios nas favelas da capital paulista

Radioagência Nacional | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Morador tenta combater o fogo na favela de Paraisópolis
Morador tenta combater o fogo na favela de Paraisópolis - Elaine Patricia Cruz / Agência Brasil

Um incêndio de grandes proporções atingiu a favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, nessa quarta-feira de cinzas. Pelo menos, 50 barracos foram destruídos.

Segundo os moradores de Paraisópolis, o fogo começou pouco depois de meio-dia e se alastrou rápido. A dona de casa Marlene Rocha morava na favela há 14 anos, testemunhou quatro incêndios no lugar e, dessa vez, perdeu tudo.

Na tentativa de ajudar, alguns moradores chegaram a subir nos telhados dos barracos para jogar baldes de água nas chamas. Tâmara Lima saiu de casa quando o barraco já estava pegando fogo. O desespero tomou conta da camareira, que está desempregada há um ano, tem dois filhos e não sabe mais onde vai morar.

Cerca de 90 bombeiros foram escalados para combater o incêndio que foi controlado por volta das cinco horas da tarde. Apenas uma mulher precisou ser atendida por ter inalado fumaça e não há mais informações sobre vítimas.

No início da noite, a prefeitura iniciou o cadastro dos desabrigados. Os incêndios em favelas em São Paulo são muito frequentes. Segundo o Corpo de Bombeiros,  no ano passado foram registrados 230 na região metropolitana. Esse ano, desde janeiro até agora, foram 44 incêndios nas favelas da capital paulista.

Edição: Radioagência Nacional