Legado

Criador da guitarrada, Mestre Vieira morre aos 83 anos

Gênero musical, criado nos anos 1970, no Pará, mistura samba, ritmos amazônicos e caribenhos

Brasil de Fato | Belém (PA) |

Ouça o áudio:

Joaquim de Lima Vieira, mais conhecido como Mestre Vieira, faleceu em Barcarena, cidade onde nasceu e aprendeu a tocar a guitarra
Joaquim de Lima Vieira, mais conhecido como Mestre Vieira, faleceu em Barcarena, cidade onde nasceu e aprendeu a tocar a guitarra - Documentário Coisa Maravilhosa / Divulgação

Joaquim de Lima Vieira, conhecido como Mestre Vieira, criador do gênero musical guitarrada, faleceu na manhã desta sexta-feira (2), aos 83 anos.

Ele nasceu em Barcarena, no nordeste do Pará. Lá, se dedicou a dedilhar a guitarra, instrumento que o consagrou como o mestre da guitarrada.

O gênero musical instrumental foi criado por Mestre Vieira e tem como marco o ano de 1978, com o lançamento do disco Lambadas das Quebradas.

A guitarrada traz a fusão de ritmos do choro com o carimbó, cumbia, merengue, mambo e bolero, sempre valorizando os ritmos amazônicos e caribenhos.

O artista paraense lutava contra o câncer desde 2016. Ele estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vila dos Cabanos, em sua cidade natal.

O município de Barcarena decretou luto oficial de três dias no município.

Vieira gravou, ao longo de sua vida, 18 discos, deixando um amplo legado para a música brasileira.

Ouça a Lambada Jamaicana:

Edição: Vanessa Martina Silva