Coluna

O PT não quebrou o país. Entenda o porquê.

Imagem de perfil do Colunistaesd
"Quem aprofundou a crise foi o projeto liberal, privatista e antipovo que é radicalmente reafirmado pelo assessor econômico de Bolsonaro"
"Quem aprofundou a crise foi o projeto liberal, privatista e antipovo que é radicalmente reafirmado pelo assessor econômico de Bolsonaro" - Imagem: Pixabay
Desafio: aponte apenas UM índice econômico que tenha piorado nos governos do PT

O clima da disputa eleitoral nesse segundo turno tem nos dado a oportunidade de debater um projeto de país. Ainda que essas eleições estejam marcadas por baixarias e superficialidades de todo tipo, o clima polarizado – por outro lado – favorece a disputa em torno de um país, na medida em que ninguém pode dizer que nessa eleição estão disputando projetos “mais do mesmo.”

Continua após publicidade

Um dos argumentos superficialmente mobilizados para descreditar o candidato Fernando Haddad é o de que o PT “quebrou o país”; que se estamos vivendo a maior crise econômica brasileira é por culpa do PT e da sua corrupção desmedida!

Eu desafiaria o apoiador do candidato adversário a nos apontar UM índice econômico que tenha piorado nos governos petistas.

Vamos por partes:

  1. O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, que representa toda a soma de riquezas produzidas pelo país, aumentou exponencialmente nos governos petistas, mesmo sob o turbilhão da crise econômica internacional de 2008.

  1. A Inflação em todo esse período se manteve na meta, mesmo com as pessoas consumindo mais e com o rendimento das famílias crescendo.

  1. O desemprego caiu continuamente, fazendo o Brasil chegar a marca da menor taxa histórica de pessoas desempregadas, em 2014, com menos de 5% e não somente cresceu o emprego como cresceu o emprego formal. Nós passamos de uma taxa de trabalhos com carteira assinada de 23% em 1995 para 49,6% em 2015

  1. Nesses anos nós não precisávamos escolher entre “emprego” e “direitos”, nem entre “emprego” e “salário”. O nível de emprego cresceu, a formalização também e o salários não ficaram pra trás!

  1. Salários mais altos, desemprego baixo e políticas sociais fizeram o Brasil reduzir um dos seus principais problemas: A pobreza e a extrema pobreza.

  1. E isso tudo leva a uma redução de outro grave problema brasileiro, a desigualdade social. O índice de GINI calcula a desigualdade de renda no país; quanto mais próximo de 1 mais concentrada e quanto mais próximo de 0 menos concentrada é a renda nacional.

  1. Por fim, algumas pessoas poderão pensar que todos esses ganhos sociais foram à custa do endividamento público e da “quebra” do Estado brasileiro. Esse último gráfico mostra que até 2015 em todos os anos dos governos petistas, o estado gastou menos do que arrecadou. Isso mesmo.

    “Superávit primário” significa a diferença positiva entre o que o governo arrecada e o que ele gasta. Ou seja, se o governo arrecada 200 e só gasta 150, os 50 restantes ficam como uma “economia”, o que chamamos de superávit. Dessa forma, o PT não quebrou a máquina pública, pelo contrário, em todos os anos ele arrecadou muito mais do que gastou.

A maior crise econômica que o Brasil já vivenciou – que iniciou em 2015 – é, em parte responsabilidade da crise política que levou a presidenta Dilma a adotar o programa liberal dos candidatos derrotados. A outra - e maior parte – se deve à política econômica aplicada pós impeachment. Todos os dados apresentados aqui pioram somente a partir desse período. Ou seja, quem aprofundou essa crise foi o mesmo projeto liberal, privatista e antipovo que hoje é radicalmente reafirmado pelo assessor econômico do candidato Jair Bolsonaro.

A menos que você não se importe com o desemprego, com a pobreza, com o trabalho formal ou com o rendimento dos salários, você tem boas razões para duvidar da frase pronta: “O PT quebrou o país”.

Fonte: Todos esses gráficos são do Centro de Altos Estudos Século XXI e estão disponíveis aqui.

*Juliane Furno é doutoranda em Desenvolvimento Econômico na Unicamp, formadora da CUT e militante do Levante Popular da Juventude.

 

Edição: Daniela Stefano