EUROPA

Ataque a tiros deixa ao menos três mortos em Utrecht, na Holanda

Autoridades informaram que Gökman Tanis, um homem turco de 37 anos, é o principal suspeito de ter cometido o atentado

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Segundo o porta-voz da polícia, Joost Lanshage, um homem disparou de forma aleatória em um bonde localizado na Praça 24 de Outubro
Segundo o porta-voz da polícia, Joost Lanshage, um homem disparou de forma aleatória em um bonde localizado na Praça 24 de Outubro - Foto: John Thys/AFP

Ao menos três pessoas foram mortas e nove ficaram feridas durante um atentado a tiros que ocorreu na cidade de Utrecht, na Holanda, na manhã desta segunda-feira (18). 

Segundo o porta-voz da polícia, Joost Lanshage, um homem disparou de forma aleatória em um bonde na Praça 24 de Outubro. “Vários tiros foram dados contra um bonde e várias pessoas foram feridas. Helicópteros estão no local e nenhuma prisão foi feita”, informou. 

Em entrevista coletiva, o diretor da Agência Nacional de Segurança e Antiterrorismo (NCTV), Pieter-Jaap Aalbersberg, disse que o órgão trabalha com a hipótese de que o atentado se trata de um ataque coordenado com participação de mais de uma pessoa. Os tiros, segundo ele, ocorreram simultaneamente “em vários lugares”.

A tese também é sustentada por testemunhas, que informaram à emissora local RTV que diversos homens foram vistos deixando a cena do ataque após os disparos. 

Já durante a tarde desta segunda (18), a polícia informou que busca um suspeito: Gökman Tanis, um homem de 37 anos nascido na Turquia. Uma foto tirada momentos antes do atentado mostra Gökman dentro de um bonde. 

As autoridades holandesas também informaram que encontraram um carro do modelo Renault Clio, provavelmente usado por um dos autores do ataque, próximo ao local do ataque.

Edição: Luiza Mançano