Coluna

Marcha lenta

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

De vez em quando alguém contratava o seu Joaquim pra fazer uma pequena viagem e precisava ter paciência: ele dirigia devagar demais - Wikimedia Commons
Chegaram em Campinas às duas horas da tarde

Vindo da zona rural, Joaquim Abílio comprou um armazém no bairro do Lava-Pés, em Nova Resende, minha terra. O bairro tem este nome porque quando surgiu, os roceiros não gostavam de andar calçados.

Quando iam pra cidade, levavam as botinas num embornal e paravam ali pra lavar os pés, calçar as botinas e entrar na cidade devidamente paramentados com aquele verdadeiro instrumento de tortura que eram os botinões duros.

O armazém dele tinha de tudo, tanto que o meu amigo Luizinho e eu o chamávamos de Shopping Center Joaquim Abílio. Mas o que me atraía mais para ir lá tomar uma cachacinha e uma cerveja era um bom papo com ele. Ótimo sujeito.

Leia também: Invenções por necessidade

Comerciante bem sucedido, sobrou dinheiro pra ele comprar uma perua Rural Willys. De vez em quando alguém contratava o seu Joaquim pra fazer uma pequena viagem e precisava ter paciência: ele dirigia devagar demais. Demorava muito pra chegar a qualquer lugar.

Uma vez, um bando de rapazes que morava em Campinas foi passar o Carnaval em Nova Resende e contratou o seu Joaquim para levar a turma de volta, na quarta-feira de cinzas.

Eles começavam a trabalhar só à uma hora da tarde. Saíram às 6h da manhã, com intenção de chegar bem antes das 10h, pois a distância entre Nova Resende e Campinas é de 250 quilômetros.

Sonolentos, sem dormir nada de terça pra quarta-feira, todos os rapazes, que tinham ficado na gandaia a noite toda, puxaram um cochilo enquanto o seu Joaquim dirigia.

O primeiro trecho era de estrada de terra e ele ia bem devagarzinho, cuidadoso. Acharam normal. Já esperavam isso.

Aí, pegaram o asfalto mas a velocidade era a mesma. Um dos passageiros, o Maurício lembra-se que perto de São José do Rio Pardo, acordou um pouquinho e havia um caminhão velho, vagaroso, carregado de galinhas, na frente deles. Dormiu de novo, acordou bastante tempo depois, e eles continuavam atrás daquele caminhão.

Mais causos: Artimanhas para folgar no trabalho

Chegaram em Campinas às duas horas da tarde. Foram oito horas de viagem. E o chefe do Maurício cumpriu a ameaça: ele dizia que era muita moleza começar a trabalhar à uma da tarde, então quem chegasse atrasado seria demitido.

No dia seguinte, o Maurício procurava emprego. Achou outro melhor do que o que tinha antes e deu vivas à vagareza do Joaquim Abílio.

Edição: Daniel Lamir