MOBILIZAÇÃO

Assentados e pequenos agricultores ocupam prefeitura de Hulha Negra, no RS

Manifestantes pedem por maior envolvimento da prefeitura no enfrentamento da seca; prefeito quer buscar parcerias

Brasil de Fato | Hulha Negra (RS) |
Assentados e agricultores familiares de Hulha Negra manifestaram-se ocupando a prefeitura local - Divulgação

Um grupo de cerca de 250 pessoas realizou manifestação pacífica junto à Prefeitura Municipal de Hulha Negra última segunda-feira (20), ocupando o espaço em frente ao centro administrativo. Participaram do ato famílias assentadas da reforma agrária e também pequenos agricultores locais. O ponto central das reivindicações são ações de combate aos efeitos da seca prolongada que vem castigando de modo mais severo a região e, de forma mais grave, aos pequenos produtores.

O assentado Luiz Volmir relatou à reportagem do Brasil de Fato que a situação é crítica e os pontos de pauta centrais são o fornecimento de água para as famílias, alimentação para o gado, melhorias urgentes nas estradas rurais e limpeza dos açudes para reservação de água quando retornarem as chuvas. Conforme relatou Volmir, este já é o terceiro ano consecutivo que há seca na região da Campanha e as ações até o momento são insuficientes.

:: Copom começa a definir taxa de juros nesta terça; membros têm perfil conservador e do mercado ::


Ocupação em frente da prefeitura serviu para apresentação de pontos de pauta da classe camponesa para o Executivo municipal / Divulgação

Contraponto da prefeitura

Falando para a reportagem do BdF, o prefeito Renato Machado (PP) justificou as dificuldades enfrentadas pela prefeitura na questão das estradas, apontando que são atualmente 1.420 km de vias sob responsabilidade do município. “A nossa patrulha mecanizada hoje é composta por duas motoniveladoras, três caminhões, uma carreta e um rolo compactador, sendo que trabalhamos 90% do tempo nos assentamentos”, disse.

Acerca das outras demandas apresentadas, Machado prometeu "continuar e fazer uma parceria com eles para buscar recursos nas esferas superiores. Água para consumo humano, na mesma forma, parceria para solução. Açudagem vamos a Porto Alegre quarta-feira para arrumar uma prancha para transporte da escavadeira hidráulica. Alimentação para gado também vamos buscar recursos juntos”.

:: Governo nomeia João Jorge na Palmares e entrega títulos de terra a quilombolas no 21 de março ::


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira