ARTE E CULTURA

Espetáculo ‘Capitólio caipira, a invasão’ retrata atos golpistas de 8 de janeiro

O cineasta, escritor, dramaturgo e diretor teatral Carlos Pronzato lançou sua nova peça teatral que fecha uma trilogia

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Carlos Pronzato já produziu mais de 70 documentários, entre longas, médias e curtas - Divulgação

O cineasta, escritor, dramaturgo e diretor teatral Carlos Pronzato lançou sua nova peça teatral com as recentes lembranças do final de um governo desastroso no Brasil. A comédia ‘Capitólio caipira, a invasão’ é um retrato das investidas de uma parcela da sociedade brasileira na tentativa de derrubar a democracia e carregada de cômicos ícones do século, a exemplo, o Patriota do Caminhão.

“Estava na Argentina quando aconteceu a invasão em 8 de janeiro. Imediatamente comecei a escrever a comédia que é uma espécie de fechamento de uma trilogia que começa com a peça Golpe (o golpe contra a Dilma em 2016), China, um delírio comunista verde amarelo (de Bolsonaro) e agora Capitólio Caipira, título inspirado na invasão ao Capitólio pelas hostes de Trump, dois anos atrás’, conta Pronzato.

:: Justiça de SP suspende lei que autorizava ensino cívico-militar em Santa Fé do Sul ::

Mais conhecido por seus mais de 70 documentários, entre longas, médias e curtas, o cineasta diz ter outras duas paixões, “o Teatro (dirigi inúmeras peças e escrevi algumas também) e a Literatura (publiquei diversos livros, mormente de poesia e contos) compartilham o ‘amor livre’ com o Cinema e mais especificamente pelo documentário”.

Pronzato também liberou o documentário sobre Carlos Marighella, realizado em 2012, no seu canal. O documentário Carlos Marighella – quem samba fica, quem não samba vai embora, produzido por Carlos Pronzato, foca na trajetória de Marighella a partir de sua luta contra a ditadura militar. Por meio de entrevistas com ex-companheiros da luta armada e estudiosos, o filme retrata eventos protagonizados por Marighella, como torturas e assaltos.

:: Carlos Pronzato, um cineasta das lutas sociais da América Latina ::


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko