PARA NÃO ESQUECER

Exposição em Belo Horizonte conta os quatro anos de gestão Bolsonaro em charges

Com denúncia e humor, trabalho de 37 cartunistas pode ser visitado na Casa do Jornalista até 28 de abril

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
"A exposição mostra a visão dos cartunistas sobre todos os assuntos do governo Bolsonaro: vacina, meio ambiente, o jeito que ele tratava os jornalistas e as pessoas." - Foto: Reprodução/ Cartuminas

Organizada pelo coletivo Cartuminas, está aberta em Belo Horizonte a exposição “Pra Não Esquecer - o governo Bolsonaro em charges”. O evento acontece na Casa do Jornalista e reúne 104 charges para contar, com bom humor e um pouco de acidez, como foram os quatro anos de Jair Bolsonaro na presidência do país.

André Fidusi, chargista colaborador do Brasil de Fato MG e um dos organizadores do evento, conta que a ideia surgiu no final de 2022, devido ao volume de conteúdo que cartunistas mineiros e de todo país haviam produzido durante o mandato bolsonarista.

“A exposição mostra a visão dos cartunistas sobre todos os assuntos do governo Bolsonaro: vacina, meio ambiente, o jeito que ele tratava os jornalistas e as pessoas. Não faltava assunto para colocar nas charges e cartuns. Foi um prato cheio”, exclama Fidusi. “Todo dia tinha ideia para desenhar”, completa.

A visitação é gratuita e está aberta de segunda-feira a sexta-feira de 13h às 21h, e nos sábados das 9h às 13h. O endereço é avenida Álvares Cabral, 400, Centro de Belo Horizonte, até 28 de abril. Mais informações no perfil @cartuminasoficial no Instagram.

Pequena amostra

Estão expostos os trabalhos de 37 cartunistas de Minas Gerais e de outros estados. Apesar dos tristes fatos retratados, como a morte massiva durante a pandemia e as frases absurdas do ex-presidente, a irreverência e humor das charges denunciam e, na maioria dos casos, fazem rir.

Confira algumas delas:

 

 

 

 

 

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Larissa Costa