'Homenagem'

Deputado bolsonarista quer dar título de cidadão honorário do Paraná a ex-presidente

Aprovação da proposta depende da base de apoio do governador Ratinho Jr.

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Aprovação de título a Bolsonaro na Alep depende do aval do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD) - Rodrigo Felix Leal_ANPr

Em abril deste ano, a Câmara Municipal de Curitiba aprovou o título de cidadão honorário ao guru do bolsonarismo Olavo de Carvalho. A iniciativa foi vetada pelo prefeito Rafael Greca por conta de o “homenageado” já ter falecido. Agora é a vez de o deputado estadual Ricardo Arruda (PL) gastar o tempo da Assembleia Legislativa (Alep) com uma proposta de conceder o título de cidadão do Paraná ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A justificativa para o título ao ex-presidente, que se encontra com os direitos políticos cassados é, para o deputado, “pelo brilhante desempenho como político brasileiro e maior representante da direita no Brasil”, segundo divulgação da Alep. A proposta tem como co-autores os deputados Gilberto Ribeiro, Delegado Jacovós, Gilson de Souza e Marcel Micheletto.

:: Defesa de Bolsonaro repetirá argumentos no STF, mas decisão do TSE indica novas derrotas ::

Contudo, a ideia da bancada bolsonarista terá oposição. Para o deputado Goura (PDT), Bolsonaro não cumpre os requisitos pra receber a honraria, “que só pode ser concedida a pessoas de reputação ilibada”. Para ele, “o ex-presidente tem que responder por seus crimes contra o povo brasileiro durante a condução trágica da pandemia [de covid-19], crimes contra os povos indígenas e comunidades tradicionais, além de crimes diversos contra o sistema eleitoral. É uma longa lista de delitos que precisam ser julgados pela Justiça”.

Goura lembra, também, que a recente decisão que tornou Bolsonaro inelegível, fruto de uma ação do partido do parlamentar, o PDT, é somente a primeira de outras consequências que virão. “O projeto de lei apresentado é um escárnio ao Legislativo e ao povo do Paraná. Se depender de nossa bancada, não irá prosperar”, complementa.

Já o deputado do PT Arilson Chiorato disse que tomarão todas as medidas possíveis para que o título não seja concedido. "Isso porque primeiro não há serviço prestado de relevância para o Paraná e segundo porque não preenche os requisitos para o título. Temos coisa mais importante para fazer na Assembleia do que ficar aprovando titulo para uma pessoa que tão mal fez para o país e, por isso, faremos tudo para que isso não se concretize", disse.

:: Prefeito Greca e o fantasma de Olavo de Carvalho em Curitiba ::

Depende de Ratinho Jr.

Na Alep, a base de apoio do governador Ratinho Jr. (PSD) tem maioria absoluta e, por isso, consegue aprovar os projetos que ele propõe. A concessão do título, em última análise, depende de como o governador vai se posicionar sobre a questão. Nas votações de seu interesse, Ratinho Jr. costuma ter mais de 40 votos entre os 54 deputados estaduais que compõem a Casa.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Rodrigo Chagas e Frédi Vasconcelos