Saúde Pública

Deputados constatam falta de médicos em Hospital de Bonsucesso no Rio

Emergência da unidade contava com apenas um médico para atender 40 pacientes

|

Ouça o áudio:

Outro problema identificado foi a demora na transferência de pacientes que precisam de atendimento especializado
Outro problema identificado foi a demora na transferência de pacientes que precisam de atendimento especializado - Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados, criada para fiscalizar as unidades médicas federais do Rio de Janeiro, visitou neste domingo (2) o Hospital de Bonsucesso, na Zona Norte da cidade. 

A fiscalização constatou, entre outros problemas, a falta de profissionais. A emergência da unidade contava com apenas um médico para atender 40 pacientes.

Um profissional que trabalha na unidade, mas que não quis gravar entrevista, fez um relato dos problemas enfrentados.

Ele disse que além da falta de pessoal, há equipamentos quebrados, uma situação que ele classificou como de “abandono”.

A vistoria deu continuidade ao trabalho da Comissão, que fiscalizou neste sábado (1) o hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na zona oeste.

Em ambas as unidades há uma desproporção entre demanda e recursos humanos disponíveis. Outro problema identificado foi a demora na transferência de pacientes que precisam de atendimento especializado.

A comissão, que é suprapartidária e formada por cinco parlamentares, pretende, segundo a deputada Jandira Feghali, identificar os principais problemas dos hospitais federais do Rio e encontrar soluções emergenciais e estruturais.

Ainda de acordo com a deputada, no Hospital de Bonsucesso, 30 contratos temporários de várias especialidades terminaram e não tem perspectiva de reposição. Sobre a falta de profissionais, a diretora da unidade, Lúcia Bensiman, disse que estavam escalados ao todo 4 médicos para o plantão deste domingo, mas que somente um apareceu.

Também participaram da vistoria representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado e do Conselho de Enfermagem.

Por nota, o Ministério da Saúde informou que mantém em dia os repasses às seis unidades federais da capital fluminense.

Os recursos para os hospitais federais, segundo a nota, são crescentes e devem ser 22% maior do que o do ano passado. Incluindo despesas com recursos humanos, o valor será superior a R$ 1 bilhão em 2017.

Edição: Radioagência Nacional