8M

Mulheres de Curitiba e Região Metropolitana organizam ato de 8 de março

Ato deste ano terá como tema “mais direitos, nenhum retrocesso. Resistência e luta feminista”

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Em 2017, ato reuniu 5 mil mulheres em Curitiba. Outros 14 municípios do Paraná também tiveram manifestações
Em 2017, ato reuniu 5 mil mulheres em Curitiba. Outros 14 municípios do Paraná também tiveram manifestações - Mídia Ninja

Mulheres estão participando de reuniões semanais para organizar o ato do dia internacional das mulheres, em 8 de março. Definido na última quinta-feira (8), o mote da marcha deste ano será "Mais direitos, nenhum retrocesso. Resistência e luta feminista!”. 

Reuniões acontecerão até março e a próxima está marcada para quinta-feira (15), às 18h30, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Curitiba (Sismuc). As organizadoras ressaltam que todas as mulheres estão convidadas a participar, mesmo se não tiver comparecido aos encontros anteriores. 

O ato no dia 8 de março começará a partir das 16h30, com previsão de seguir até às 21h, na praça Dezenove de Novembro, no Centro da capital. 

Ano passado

Em 2017, aconteceram protestos em 15 municípios do Paraná e a principal pauta foi contra a retirada de diretos sociais proposta pelo governo Temer. Em Curitiba, a marcha reuniu cinco mil pessoas entoando juntas o coro “aposentadoria fica, Temer sai”.

Mulheres do mundo inteiro foram às ruas protestar por seus direitos no evento que ficou conhecido como 8M. No Brasil, o dia histórico foi marcado por dois principais motes: a Greve Internacional das Mulheres e, no cenário nacional, a luta contra a reforma da Previdência.

Edição: Júlia Rohden