Reconhecimento

"Quinta do Samba" pode virar patrimônio imaterial de Natal (RN)

Projeto de Lei faz parte de um pacote sobre expressões culturais da cidade

Brasil de Fato | Natal (RN) |

Ouça o áudio:

Movimento "Quinta que te quero Samba" é realizado nas proximidades do Beco da Lama, no bairro de Cidade Alta
Movimento "Quinta que te quero Samba" é realizado nas proximidades do Beco da Lama, no bairro de Cidade Alta - Luana Tayse

A vereadora Divaneide Basílio (PT/RN) protocolou Projeto de Lei propondo a transformação do movimento "Quinta que te quero Samba", realizado nas proximidades do Beco da Lama, na Cidade Alta, em Patrimônio Imaterial de Natal. A matéria surgiu a partir do debate da parlamentar com os sambistas e organizadores do evento que relataram não sentir a devida valorização por parte do Poder Público, mesmo a iniciativa tendo um papel fundamental na revitalização do Centro Histórico da capital do Rio Grande do Norte.
"Precisamos lutar pela valorização das expressões artístico-culturais na nossa cidade, principalmente as que acontecem de forma democrática nas ruas e espaços públicos. O movimento "Quinta que te quero Samba" tem dado vida ao Centro de Natal, reforçando o potencial cultural dessa área. Mesmo assim, as recentes ameaças de interrupção que ele sofreu sob a suposta alegação de poluição sonora, mostram a necessidade de instrumentos que resguardem sua importância perante ao Poder Público", afirma a Divaneide. 
O PL do Samba faz parte de um pacote de quatro outros projetos que a vereadora apresentou em agosto deste ano na Câmara Municipal com objetivo reforçar as expressões culturais em Natal, entre eles o que estabelece a política municipal dos circos itinerantes em Natal; o que torna patrimônio imaterial a música Avenida 10, do compositor potiguar Babal; o que confere o título de utilidade pública ao Grupo Gira Dança - que tem um corpo de balé inclusivo com dançarinos com algum tipo de deficiência; e o que estabelece a política de valorização da música autoral na nossa capital.

Edição: Marcos Barbosa