Apoio ao STF

Aras homenageia Fux em nota por "firmeza diante de instabilidade gerada por múltiplos fatores"

Para o procurador-geral, ministro é bem-sucedido ao manter a estabilidade institucional devida e adequada ao Supremo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

augusto aras mpf
De acordo com Augusto Aras, Fux mostra como devem ser enfrentadas as tormentas à frente do Poder Judiciário brasileiro - Agência Brasil

O procurador-geral da República, Augusto Aras, prestou homenagem ao ministro Luiz Fux, pela conclusão do primeiro ano na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (9). Segundo Augusto Aras, o presidente vem demonstrando firmeza na condução dos trabalhos do STF frente a um cenário de grandes instabilidades geradas por múltiplos fatores, entre eles, a pandemia de covid-19.

A homenagem pública vem no mesmo dia em que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), recuou diante das ameaças de não cumprir ordens judiciais e de ter chamado o ministro do STF Alexandre de Moraes de "canalha". As declarações de Aras foram proferidas em discurso público e reproduzidas em nota divulgada oficiamente pela Procuradoria-Geral da República. Para ler, clique aqui.

::Em declaração à nação, Bolsonaro recua: “Minhas palavras decorrem do calor do momento”:: 

O PGR afirmou que, apesar dessas dificuldades, o ministro Luiz Fux conduz o STF com fortaleza. “Vimos e vemos vossa excelência enfrentando e, junto com o Ministério Público, coordenando muitas ações que jamais serão sequer objeto de compreensão de tantos que da Casa da Justiça e do próprio Ministério Público esperam a paz e a harmonia sociais”, afirmou.

Segundo Aras, no último ano, o presidente do STF falou ao povo brasileiro em diversas ocasiões, com parcimônia e autoridade, acerca de valores caros para toda a sociedade brasileira: democracia, liberdade, respeito à diversidade, tolerância e amor à pátria.

De acordo com Augusto Aras, Fux mostra como devem ser enfrentadas as tormentas à frente do Poder Judiciário brasileiro, tendo como apoio a vice-presidente da Corte, ministra Rosa Weber. Para ele, o presidente é bem-sucedido ao manter a estabilidade institucional devida e adequada ao Supremo. O PGR falou, durante a sessão plenária desta quinta-feira, logo após homenagem prestada pela ministra Cármen Lúcia, em nome dos demais ministros da Corte.

::Nas redes bolsonaristas, base do presidente se divide e expressa confusão e tristeza; veja::

Edição: Vinícius Segalla