Intimidação

Sede do PT em Campinas é alvo de segundo ataque em 2022; acervo é destruído

Invasores depredaram vidros, equipamentos eletrônicos, fiação, torneiras e ainda furtaram documentos do partido

|
Pela segunda vez no ano, sede do PT foi invadida e depredada durante Carnaval - Reprodução

A sede do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Campinas (SP) foi alvo de mais um ataque. A invasão foi constatada por membros da sigla local nesta quarta-feira (2) e provavelmente aconteceu durante o feriado de Carnaval.

O local foi totalmente depredado. Segundo integrantes da legenda, os invasores furtaram documentos e destruíram equipamentos eletrônicos, fiação, torneiras e vidros. O acervo material do PT local, que inclui, por exemplo, fotos, também teria sido danificado. 

A primeira invasão à sede do PT de Campinas ocorreu em janeiro deste ano, quando o local foi revirado, além de vidros de janelas terem sido quebrados. Na ocasião, nada foi roubado, o que levantou suspeitas de que a motivação para o ato tenha sido política. 

A Polícia Militar foi acionada, e o local foi isolado para perícia. Até a publicação desta matéria, a Polícia Científica ainda estava na sede do partido para apurar o ocorrido. 

Leia tammbém: Vereador de Curitiba é alvo de ameaças após participar de protesto antirracista

Reações

Por meio das redes sociais, a vereadora Paolla Miguel (PT-SP) chamou a atenção para o fato de que a invasão ocorreu justamente em ano eleitoral. 

"Ainda chocada de chegar na sede do meu partido @ptbrasil em Campinas e ver essas cenas com meus próprios olhos. Nossa bancada está presente para dar apoio aos militantes e lideranças neste momento difícil. O PT é minha segunda casa. Vamos nos reerguer e juntar forças!", escreveu a petista.

O presidente do PT em Campinas, Carlos Orfei, por sua vez, tratou sobre o ocorrido em comunicado direcionado à militância petista na cidade.

"Não podemos aceitar esse tipo de coisa acontecendo com tanta frequência na sede do nosso partido. Não dá para acreditar que se trata de uma simples invasão com intenção de furtar objetos. Precisamos exigir o isolamento do local para perícia bem como apuração rigorosa desse crime que por ser em uma sede partidária, é um atentado a democracia por si só. Não nos intimidarão!", escreveu.