até 13 de outubro

Candidatos podem solicitar isenção ou redução da taxa de inscrição das Fatecs de SP

Para conseguir a isenção, é preciso ter remuneração mensal familiar máxima de dois salários mínimos por pessoa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Fatecs têm unidades espalhadas pelo estado de São Paulo - Centro Paula Souza/Divulgação

Está aberto até o próximo dia 13 de outubro o processo para solicitação da isenção ou da redução de 50% no valor da taxa de inscrição do vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo. Podem concorrer pessoas que têm renda mensal familiar bruta de no máximo dois salários mínimos (ou seja, R$ 2.640) por pessoa ou estão desempregadas.

Os processos para solicitar isenção ou redução de taxa estão disponíveis no site oficial do vestibular das Fatecs, neste link. A taxa tem valor integral de R$ 84. Segundo o edital, serão oferecidas seis mil isenções de pagamento, enquanto para as reduções não há limite de quantidade. O edital traz informações detalhadas sobre os critérios para concessão ou não dos benefícios.

Para conseguir isenção, é preciso ter concluído ou estar apto a concluir em 2023 o Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos ou estar concluindo o curso no Centro Estadual de Jovens e Adultos (Ceeja). O mesmo candidato pode tentar a isenção e a redução – caso não consiga a isenção total, pode pagar metade do valor. Nesse caso, é preciso preencher dois formulários.

O processo de inscrição vai até as 15h do dia 13 de outubro (sexta-feira). O resultado será divulgado a partir das 15h do dia 8 de novembro. Candidatos que solicitarem redução ou isenção devem esperar até essa data para fazer a inscrição no vestibular.

As inscrições do vestibular da Fatecs serão abertas no dia 16 de outubro. O prazo, tanto para estudantes que solicitaram a isenção ou redução de taxa quanto para aqueles que vão pagar o valor total de inscrição, vai até 12 de dezembro. As provas estão previstas para acontecer no dia 7 de janeiro de 2024.

Edição: Rodrigo Durão Coelho