ARTIGO

O voto do medo

"A tensão desequilibra o debate político enquanto a ameaça de morte amedronta as campanhas de rua"

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
"O medo mais mobilizador está dirigido ao candidato presidencial que pisoteia os direitos humanos, enquanto as mulheres gritam #elenão"
"O medo mais mobilizador está dirigido ao candidato presidencial que pisoteia os direitos humanos, enquanto as mulheres gritam #elenão" - Foto: Alexandre Garcia

A marca das eleições de 2018 no Brasil é o medo. Presente em partidos, internet, campanhas e imprensa, o medo amplia nossas dúvidas e contextualiza este peculiar momento histórico. O PT, Lula, militância e candidatos foram escolhidos como inimigos comuns da política nacional e, assim, foi criada uma polarização agressiva entre direita e esquerda. O medo e o silêncio impostos a Lula não o calaram, assim como é citado nos discursos dos principais candidatos à presidência, como aquele que honrou o Brasil, ou aquele que o destruiu. De qualquer modo, seu legado e votos são disputados, mesmo que a volta do seu projeto político amedronte àqueles que desejam um país pobre e dependente do capitalismo internacional.

A disputa eleitoral está na violência das palavras e das imagens; na propaganda e nas notícias; até nas entrevistas da Rede Globo, onde os candidatos são acuados. O ápice dessa violência foi a tentativa de assassinato do candidato à presidência, Jair. A tensão desequilibra o debate político enquanto a ameaça de morte amedronta as campanhas de rua.

Desde 2014, as crises políticas colocaram em dúvida o equilíbrio dos poderes da república e atiçaram medos públicos e privados, com a visibilidade da corrupção; o impeachment da presidenta Dilma; a injusta prisão do ex-presidente Lula; o declínio econômico e a dúvida sobre a verdade própria das organizações midiáticas e instituições jurídicas. À deriva, os brasileiros se perguntam: quais as instituições que protegem nossos direitos?

São muitos os medos colados em nossos votos, à direita e à esquerda: o PT pode voltar ao poder; a ditadura militar pode ressuscitar; a fome e a falta de moradia podem ser naturalizadas; os limites moralistas sobre a educação e a ciência podem ser legalizados; medo da violência, do crime à espreita nas esquinas. No entanto, o medo mais mobilizador está dirigido ao candidato presidencial que pisoteia os direitos humanos, enquanto as mulheres gritam #elenão.

* Maria Helena Weber - Pesquisadora e professora do Curso de Comunicação da UFRGS


Este conteúdo foi originalmente publicado na versão impressa (Edição 6) do Brasil de Fato RS. Confira a edição completa.

Edição: Marcelo Ferreira