ATAQUES AO STF

Aliados criticam e oposição comemora condenação de Silveira no STF por ameaça à democracia

Por 10 votos a 1, o Supremo decidiu que o deputado deverá cumprir 8 anos e 9 meses de prisão por ataques contra a Corte

Brasil de Fato | Cataguases (MG) |
Daniel Silveira - Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) formar um placar de 10 a 1 a favor da condenação do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), por atos democráticos e ameaças contra a Corte e seus integrantes, parlamentares usaram as redes sociais para comentar a decisão. Silveira foi sentenciado a cumprir 8 anos e 9 meses de reclusão.

Enquanto a ala dos aliados do deputado bolsonarista acredita que o Supremo errou ao condená-lo por crimes contra a democracia, parlamentares da oposição avaliam como um movimento acertado e "pedagógico". Isso porque, além de Silveira, outros defensores do presidente Jair Bolsonaro (PL) realizaram ataques contra o Judiciário e essa decisão pode embasar novos impasses relacionados ao tema.

Por meio do Twitter, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) afirmou que a decisão do STF sobre Silveira é certeira. "O fascismo aqui não vai se criar e a democracia vai prevalecer. Criminoso não é candidato", escreveu.

Na mesma linha, a deputada federal Fernanda Melchionna (PT-RS) também apoiou a sentença dos ministros do Supremo e comemorou: "Grande dia". "Nas redes sociais Daniel Silveira se mostra todo fortão, na Câmara chora pianinho", disse a parlamentar.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição no Senado, deixou um recado para Daniel Silveira: "Fascistas não passarão". Ele também afirmou que o julgamento no STF marca um "grande dia para a democracia".

Aliados

Na contramão da oposição, deputados bolsonaristas criticaram a decisão do STF. Para eles, Silveira não atacou a democracia, apenas usou a "liberdade de expressão".

Em uma série de publicações, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) alega que o Supremo "enterrou a democracia". "Luto pela morte da Justiça", escreveu.

Ela ainda criticou o ministro André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro ao STF, que votou pela condenação de Silveira. "Quem diria que Nunes Marques acertaria e André Mendonça erraria tanto", pontuou.

O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) avaliou como "terrivelmente decepcionante" a sentença dada ao parlamentar bolsonarista. "A justiça é cega. E a injustiça é careca", escreveu, em referência ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Edição: Rodrigo Durão Coelho