Educação

Estudantes saem às ruas de Curitiba pedindo a revogação do Novo Ensino Médio

Ato fez parte da mobilização nacional convocada em 51 cidades do Brasil, nesta quarta (15)

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Ato percorreu as ruas do centro de Curitiba, nesta quarta (15) - Foto: Letícia Faria

Estudantes de Curitiba se somaram à mobilização nacional contra o Novo Ensino Médio (NEM), na última quarta (15). O ato percorreu as ruas do centro da capital, saindo da Praça Santos Andrade atá a Boca Maldita. Pelo menos outras 50 cidades de todo o Brasil também tiveram manifestações pedindo a revogação do NEM, convertido em lei durante o governo Temer (Lei Federal 13.415/2017), que vem sendo implantado gradualmente pelos estados desde 2022.

"A concepção [do NEM] é aquela que afasta os estudantes. É um ensino de decorar e pouco de formulação, de compreeensão da sociedade, de crítica. É muito limitador e coloca para os estudantes pobres, de escola pública, que basta um ensino profissionalizante. O Brasil precisa de uma educação emancipadora, crítica", avaliou Ana Júlia Ribeiro, deputada estadual (PT) no Paraná, que iniciou sua trajetória política com as ocupações de escolas em 2016.

:: 'Hoje a aula é na rua': estudantes fazem atos em 51 cidades pela revogação do novo ensino médio ::

Os atos desta quarta foram convocados por entidades como a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a União Nacional dos Estudantes (UNE), com apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE).

Para Sofia, uma das diretoras da União Paranaense dos Estudantes (UPES), o NEM prejudica o futuro dos jovens. "O Novo Ensino Médio está simplesmente fazendo com que os alunos sejam mão-de-obra barata depois que saiam da escola, não está formando para que a gente consiga entrar em uma universidade", criticou.

No mesmo sentido, Hugo, também da direção da UPES, apontou que o modelo amplia as desigualdades entre escolas públicas e privadas. "Esse é um modelo de escola antidemocrático, que não prepara o estudante, precariza a educação pública e coloca em posição de desigualdade a escola pública em relação à privada", disse. 

Leia mais: Reformar ou revogar: o que fazer com o "Novo Ensino Médio"?

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini