Educação

Palestra sobre ditadura militar reúne militantes históricos em escola estadual de Curitiba

Evento promovido por grupos ativistas visa conscientizar estudantes sobre os desafios da democracia e da memória

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Grupo Geração 68 durante palestra no Colégio Estadual do Paraná. - Foto: CEP/ PR

Nesta quara-feira (17), o Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, localizado no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, será palco de uma importante iniciativa educativa: uma palestra sobre o período da ditadura militar no Brasil promovida pelos grupos Geração 68, Ditadura Nunca Mais e o Comitê Estadual da Memória, Verdade e Justiça.

O evento contará com a presença de militantes históricos que vivenciaram e lutaram contra o regime autoritário, muitos dos quais enfrentaram perseguições e prisões durante o período.

Uma das características marcantes dessas palestras é a narrativa direta dos próprios militantes, que compartilharão suas trajetórias de resistência e as conexões dessas lutas com os desafios enfrentados pela sociedade atual.

Além disso, o grupo apresentará um vídeo de 10 minutos, contextualizando os principais acontecimentos da ditadura. Por fim, será feito um debate com o objetivo de estimular a reflexão entre os alunos e professores presentes.

A palestra é destinada aos estudantes do ensino médio e ocorre em consonância com o conteúdo curricular da disciplina de História.

Para Ivete Caribé, militante da Geração 68, o engajamento com os jovens é essencial para preservar a memória da ditadura e fortalecer os valores democráticos. "A memória de nossa história recente precisa ser transmitida às novas gerações, que são responsáveis por construir o futuro e garantir a manutenção da democracia", ressalta.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Pedro Carrano