Lesa Pátria

PF prende major da Polícia Militar do DF suspeito de facilitar invasão ao STF

Presidente da CPI diz que Flávio Silvestre de Alencar vai ser convocado para depor em agosto na CLDF

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Major comandava batalhão responsável por segurança da Praça dos Três Poderes - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em mais uma fase da Operação Lesa Pátria realizada na manhã desta terça-feira (22) policiais federais prenderam o major Flávio Silvestre de Alencar, suspeito de ordenar o recuo das tropas para facilitar a invasão do prédio do Supremo Tribunal Federal no dia 8 de janeiro. O major era o comandante provisório do 6° Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, responsável pela segurança da Praça dos Três Poderes e Esplanada dos Ministérios.

Está é a 12ª fase da Operação Lesa Pátria que tem com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro. O major Flávio já tinha sido preso no dia 7 de fevereiro, durante a 5ª fase da mesma operação autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, mas foi solto em seguida.

De acordo com a Polícia Federal, os fatos investigados pela operação em tese constituem diversos crimes como: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. A PF destaca que as investigações em curso se constituem a partir de mandados judiciais expedidos.

CPI

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Chico Vigilante (PT), informou que o major Flávio deve ser convocado para prestar depoimento em agosto. “Essa operação de hoje reforça a importância de se descobrir efetivamente a verdade sobre a ação da segurança do DF nessa tentativa de golpe”, analisou o presidente da CPI.

O Brasil de Fato DF entrou em contato com a Polícia Militar, por meio da Assessoria de Imprensa para comentar a prisão do Major Fábio e informar sobre possíveis procedimentos de apuração dos fatos dentro do próprio órgão. No entanto, a PMDF informou apenas que “não comenta decisões judiciais e nem processos em andamento".

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino