Direitos

Ouvinte quer saber por que pessoas negras com Síndrome de Down são invisibilizadas

Quem responde é a presidenta da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A incidência da Síndrome de Down é de um para cada 800 a mil nascimentos
A incidência da Síndrome de Down é de um para cada 800 a mil nascimentos - Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

Meu nome é Doraci, tenho 68 anos e tenho um filho com Síndrome de Down. Quero saber por que falam muito do "down" branco, e não no "down" preto, e não no japonês. Eu gostaria de tirar essa dúvida.

Lenir Santos, presidenta da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e vice-presidenta da Fundação Síndrome de Down

Oi, dona Doraci, bom dia. A sua pergunta é bastante relevante, porque, na realidade, no tocante à Síndrome de Down, a incidência dela é igual em qualquer raça, seja japonês, oriental, seja negro. A incidência é a mesma. De 800 a mil nascimentos, um vai ter Síndrome de Down. No tocante à população negra, é uma população muito grande no Brasil, então ela é proporcional ao branco. Nasce a mesma quantidade de criança branca que nasce com Síndrome de Down e a mesma que nasce negra com Síndrome de Down. No japonês, já vai ser menor, porque tem menos japonês no país. E porque raramente a gente vê em todas essas discussões que aparecem em televisão, revista, a respeito da pessoa com Síndrome de Down e sempre acaba aparecendo uma pessoa branca, raramente aparece uma pessoa negra? É por causa da profunda desigualdade que o nosso Brasil tem. A maioria dos pobres é negra, então eles têm menos acesso a todos os serviços, entre eles o serviço de atendimento à pessoa com deficiência.

Edição: Camila Maciel