Especial | Revolução Russa 100 anos

A relação com a classe trabalhadora, o protagonismo das mulheres, entre outros pontos, estão no novo especial do BdF

Um país assolado pelas agruras da guerra. A fome era disseminada entre uma população marcada pelo maior conflito bélico já ocorrido até então: a Primeira Guerra Mundial. O número de órfãos, viúvas e mutilados crescia conforme o tempo do confronto se estendia. É neste cenário que a primeira experiência bem sucedida de tomada do poder pela classe trabalhadora se deu: a Revolução Russa!

O resgate deste período, que completa seu centenário neste outubro de 2017, é o ponto chave deste especial do Brasil de Fato. Sua importância, sua relação com a classe trabalhadora de ontem e de hoje, o protagonismo das mulheres revolucionárias na luta; bem como curiosidades sobre seu ciclo histórico fazem a trança deste conteúdo. Confira!

Pela primeira vez na história, a classe trabalhadora no poder

Curiosidades da Revolução Parte 1

As mulheres na linha de frente

Curiosidades da Revolução Parte 2

Símbolos

Laerte | A Revolução triunfou

EDITORIAL

Revolução de 1917 mudou história do século 20 e é referência para ações políticas das organizações de esquerda

Entrevista

Independentemente de divergências ideológicas, a importância histórica da Revolução Russa é incontestável. Para o historiador e professor da Universidade de São Paulo (USP), Angelo de Oliveira Segrillo, a União Soviética praticamente "balizou o século XX".

Segrillo é considerado um dos principais teóricos do tema no Brasil, tendo cursado seu mestrado pelo Instituto Pushkin de Moscou, durante os últimos anos da antiga URSS. Sua tese de doutorado - posteriormente publicada no livro "O Declínio da União Soviética: um estudo das causas" - foi a primeira na historiografia brasileira a utilizar pesquisas diretas nos antigos arquivos soviéticos.

Confira a videorreportagem completa!