ENTREVISTAS

"No Jardim da Política" discute os crimes da mineração no Brasil nesta quinta (31)

Descaso da Vale e consequências da tragédia serão discutidos por Daiane Hohn, do Movimento dos Atingidos por Barragens

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Três anos depois de tragédia em Mariana, Vale está no centro de novo crime ambiental, desta vez em Brumadinho (MG)
Três anos depois de tragédia em Mariana, Vale está no centro de novo crime ambiental, desta vez em Brumadinho (MG) - Douglas Magno | AFP

A edição desta quinta-feira (31) do No Jardim da Política discute as causas e consequências do crime ambiental ocorrido em Brumadinho (MG), na última sexta-feira, com o rompimento da barragem de rejeitos de minério da Vale.

Até o momento, 84 mortos foram confirmados pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, e 276 pessoas seguem desaparecidas, entre funcionários da empresa e moradores de Brumadinho.

No plano ambiental, o Serviço Geológico Brasileiro confirmou que os rejeitos da barragem rompida vão chegar à região de Três Marias, onde se encontrará com a bacia do Rio São Francisco.

Para analisar os impactos ambientais e humanos da tragédia em Brumadinho, a convidada nos estúdios da Rádio Brasil de Fato será Daiane Hohn, da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Enviada especial a Brumadinho, a repórter Lu Sudré vai trazer a perspectiva da cidade e dos familiares que estão por lá.

Teremos também depoimentos de moradores. Entre eles o relato de Carolina de Moura, jornalista e agricultora que participa do Movimento Águas e Serras de Brumadinho e da Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale.

No campo da cultura, a entrevista desta edição será com a escritora, pesquisadora e cientista social Bianca Santana, autora do livro “Quando me descobri negra”, um dos vencedores do prêmio Jabuti, em 2016, na categoria Ilustração. Ela analisa, entre outros temas, o espaço para mulheres negras no mercado editorial.

É possível acompanhar o programa No Jardim da Política na Rádio Brasil de Fato pelo site ou pelo aplicativo do BdF disponível no Google Play. O programa tem duração de 1h30 e também será transmitido no Facebook.

Retransmissão

Há quase cinco meses no ar com programação ao vivo e diária, a Rádio Brasil de Fato permite que seus conteúdos sejam retransmitidos gratuitamente por rádios comunitárias e educativas, além de blogs e sites. Confira as possibilidades:

✔ Barra com o player para topo de site: https://player.hstbr.net/radioagenciabdf

✔ Link para Winamp: https://player.hstbr.net/radioagenciabdf/winamp.pls

✔ Link para iTunes: https://player.hstbr.net/radioagenciabdf/itunes.pls

✔ Mobile: https://player.hstbr.net/radioagenciabdf/mobile.m3u

Edição: Pedro Ribeiro Nogueira