Fique ligado

Fies prorroga prazo, e candidatos podem fazer a inscrição nesta terça-feira (15)

Após identificar "lentidão e interrupções pontuais" no sistema, o Ministério da Educação decidiu reabrir as inscrições

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, em instituições particulares de educação superior - Agência Brasil

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2022 foram reabertas nesta terça-feira (15). 

Até então, as inscrições deveriam ter sido encerradas na última sexta-feira (11). Mas, após "identificar lentidão e interrupções pontuais, durante poucos minutos, no sistema eletrônico do Fies", o Ministério da Educação decidiu reabrir as inscrições por 24 horas nesta terça-feira.

Sendo assim, até às 23h59 de terça-feira, o Fies aceitará novas inscrições, e as já realizadas poderão ser editadas.

Leia também: Com aulas remotas, pandemia escancara desigualdade no acesso à educação de qualidade 

Acesso

Para fazer a inscrição, é necessário acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, por meio de login no portal Gov.br, e escolher até três opções de cursos de graduação.

Resultado

O resultado dos pré-selecionados será divulgado em 18 de março. Os convocados devem comprovar as informações prestadas no cadastro às instituições de ensino nas quais foram aprovados entre os dias 21 e 23 de março. 

Coluna | O projeto de Bolsonaro para a Educação é a crise

Fies

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, em instituições particulares de educação superior.  

O fundo é um modelo de financiamento estudantil dividido em diferentes modalidades, podendo conceder juro zero a quem mais precisa. A escala varia conforme a renda familiar do candidato. O programa oferece um crédito de 50% a 100% sobre a mensalidade do curso.  

O interessado não pode ter uma renda familiar mensal per capita superior a 3 salários mínimos (R$ 3.636). 

Para se inscrever, é necessário ter participado de alguma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) desde 2010, com nota média aritmética das provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. 

Edição: Daniel Lamir