Oriente Médio

Israel registra disparos da Síria em seu território e anuncia ataque de resposta 

Tensão gera alerta para a expansão do conflito entre Israel e Palestina para além de suas fronteiras

São Paulo |

Ouça o áudio:

Soldados israelenses tomam posições perto da base militar israelense em um posto estratégico na encruzilhada entre Israel, Líbano e Síria, em 10 de outubro de 2023. - Jalaa MAREY / AFP

As Forças de Defesa de Israel afirmaram nesta terça-feira (10) que registraram bombardeios em seu território vindos da Síria e anunciaram ataques de resposta. 

"Há pouco tempo, foram registrados vários disparos da Síria no território israelense, alguns cruzaram o território israelense e provavelmente caíram em áreas abertas", diz o comunicado do Forças de Defesa de Israel. 

Em resposta, Israel afirmou que está disparando morteiros e artilharia contra o território da Síria. Os militares israelenses não forneceram detalhes adicionais e não houve confirmação do lado sírio sobre os supostos bombardeios. 

:: Guerra no Oriente Médio atrapalha planos dos EUA de concorrer com a nova rota da seda chinesa ::

O alerta para uma nova frente do conflito no Oriente Médio está ligado ao envolvimento do grupo libanês Hezbollah, que é aliado da Síria e do Irã, e também trocou disparos com as forças de Israel na última segunda-feira (9), causando a morte de três combatentes do Hezbollah e um vice-comandante israelense.

A situação no Oriente Médio se agravou no último sábado (7), quando o grupo Hamas realizou um ataque sem precedentes em Israel. Em resposta, as forças israelenses anunciaram um "cerco total" aos palestinos e vêm realizando constantes bombardeios na Faixa de Gaza.

De acordo com informações da ONU, o número de mortes de israelenses como resultado do ataque do Hamas chegou a 900 pessoas. Já a retaliação israelense causou a morte de mais 788 pessoas na Faixa de Gaza, segundo o Ministério da Saúde palestino.

Edição: Leandro Melito