Cobertura especial | Eleições no México

No dia 1º de julho, a nação mexicana terá eleições gerais para Presidência, governos, prefeituras e cargos legislativos

Após duas eleições marcadas por denúncias de fraude e de uma ampla reforma no sistema eleitoral, realizada em 2014, a democracia mexicana será posta à prova neste 1º de julho, quando o povo irá às urnas para eleger seu novo presidente, governantes estaduais e municipais, além de legisladores.

No México, o voto não é obrigatório e a média de participação é de 63% do eleitorado. Atualmente, cerca de 86 milhões de mexicanos e mexicanas estão habilitados a votar. Nestas eleições, serão escolhidos 500 deputados federais, 128 senadores e o presidente da República, para um mandato de seis anos. Além disso, 30 estados irão realizar eleições locais para prefeitos e vereadores. E oito estados também vão escolher seus governadores.

Outra peculiaridade do sistema mexicano é que não existe segundo turno na escolha do Executivo, o que faz com que o presidente seja eleito com aproximadamente 37% dos votos, segundo os resultados dos últimos dois processos eleitorais. O resultado mais polêmico foi em 2006, quando Felipe Calderón, do direitista Partido de Ação Nacional (PAN), foi declarado vencedor com 35,91% dos votos, e o segundo colocado, Andrés Manuel López Obrador, candidato de centro-esquerda, obteve 35,29%.

Neste ano, as pesquisas de intenção de voto mostram que há uma grande diferença entre o novamente candidato progressista Andrés Manuel López Obrador, do partido Movimento Regeneração Nacional (Morena), e seu principal concorrente, Ricardo Anaya, do PAN. Em terceiro lugar aparece o candidato José Antonio Meade, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), do atual presidente, o conservador Peña Nieto.

Uma pesquisa divulgada na última semana pelo jornal El Universal mostra que López Obrador é o favorito absoluto entre os eleitores mexicanos, com 50% das intenções dos votos. Já o candidato da direita mexicana, Anaya, conta com 28% das intenções de voto.

Caso López Obrador vença, será a primeira vez em 90 anos que o cargo máximo do país não será ocupado pelo PRI ou pelo PAN.

O Brasil de Fato está com uma equipe de reportagem na Cidade do México e trará uma série de reportagens sobre os desafios que o país enfrenta às vésperas das eleições, perfis dos candidatos e análises em profundidade da realidade mexicana.

Reportagem no México: Fania Rodrigues || Fotos e vídeos: Rafael Stedile || Edição: Pedro Ribeiro Nogueira || Coordenação: Vivian Fernandes

VIDEO: Favorito, Obrador fecha campanha com 80 mil em estádio